Pastoral da Saúde realiza reunião na sede regional

A A
O encontro contou com cerca de 90 participantes
Publicado em: 21/09/2018 - 12:15
Créditos: Redação
Alana Lima

Realizou-se no dia 14 de setembro, a 3º Reunião Bimestral da Pastoral da Saúde, na sede da Cúria Regional, o encontro contou com cerca de 90 participantes, entre agentes da pastoral e Ministros da Sagrada Comunhão.

Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Ipiranga, deu início a reunião dando ênfase a Exaltação da Santa Cruz, uma vez que o encontro ocorreu no dia em que a Igreja a celebra.

A reunião seguiu com a palestra do Pe. Palmiro Carlos Paes, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Saúde, que orientou os presentes como fazer uma boa visita a doentes.

 

PASTORAL DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde, é uma das Pastorais Sociais da CNBB e com organização cívico-religiosa, sem fins lucrativos, de atuação em âmbito nacional e de referência internacional. Destaca-se pelo comprometimento em defender, preservar, cuidar, promover e celebrar a vida (ou seja, saúde plena) de todo o povo de Deus, independente de quaisquer fatores de exclusão social, inclusive do credo. Com dezenas de milhares de agentes por todo território nacional, esta pastoral atua em três dimensões: solidaria, comunitária e político-institucional.

 

EXALTAÇÂO DA SANTA CRUZ

Enfatizada no encontro da pastoral, a Exaltação da Santa Cruz é celebrada pela Igreja no dia 14 de setembro. As Sagradas Escrituras ensinam que “a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: Nele está nossa vida e ressurreição; foi Ele que nos salvou e libertou” (Gl 6,14). Isso significa que, justamente por meio da Santa Cruz, um instrumento tido até então com uma conotação tão indigna, degradante e depreciativa, Jesus foi capaz de oferecer, de forma única e perpétua, redenção e salvação, ao vencer o pecado e a morte, ressuscitar e ascender gloriosamente aos céus. Assim, enaltecer a Santa Cruz é celebrar o Cristo vitorioso, pleno cumpridor de sua missão como reconciliador da humanidade perante Deus.

(Com informações de Arquidiocese de São Paulo e O SÃO PAULO)