Paróquia Santa Rita de Cássia oferece atendimento jurídico gratuito

A A
A iniciativa aconteceu em 2008 e tem ganhado força ao longo dos anos.
Publicado em: 22/08/2019 - 12:00
Créditos: Bruno Pellegrino

Por iniciativa de um grupo de advogados que frequentavam a Paróquia Santa Rita de Cássia, os plantões de assistência jurídica iniciaram no ano de 2008, com o objetivo de atender em um primeiro momento, uma grande demanda previdenciária. Com um bom retorno dos paroquianos na ocasião, decidiram convidar outros colegas de outras áreas, a fim de enriquecer o grupo.

Com essa iniciativa, nasceu também um grupo de secretárias, mulheres que se voluntariaram para acolher e cadastrar as pessoas, tornando o atendimento técnico mais facilitado. O atendimento é orientativo e realizado sob a condição de absoluto sigilo profissional e discrição. Identificando-se que o caso necessita da atuação judicial advogado, o consulente é encaminhado para a defensoria jurídica ou para as instituições de ensino e seus anexos.

Segundo padre Jorge Bernardes, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia “o serviço de assistência jurídica em nossa Paróquia tem se convertido em um verdadeiro braço de caridade e pastoral da Igreja. Homens e mulheres, profissionais que durante a semana trabalham em seus escritórios, defendem suas causas e ganham o pão de cada dia, mas que no sábado, se dedicam a esse trabalho voluntário e não remunerado de atender as pessoas que buscam orientação. O mundo jurídico é um emaranhado que a muitos assusta. Pessoas que vivem em situações difíceis por não saberem como entrar com recursos na Justiça encontram orientações seguras nas mais diversas especialidades jurídicas que o Plantão provê. Gostaria de convidar outros profissionais que queiram ajudar e colaborar para que esse trabalho continue sendo uma porta de entrada para muitas pessoas que esperam a Justiça. Como se costuma dizer, justiça tardia não é justiça. Por isso, nós precisamos de pessoas de boa vontade que ajudem sobretudo a população de menor renda a encontrar os caminhos neste mundo judiciário para que a justiça seja feita e que suas necessidades sejam atendidas.”

Os plantões acontecem todos os sábados, das 9h às 12h, sem necessidade de agendamento, na paróquia Santa Rita de Cássia, Praça Santa Rita de Cássia no 133, bairro de Mirandópolis. Mais informações pelo telefone: 2275-6801.