Paróquia Sagrada Família realiza live com a temática "São Domingos de Gusmão: Vida e Renovação"

A A
A live aconteceu no sábado, 8 de agosto, pelo instagram (@psfamiliaop)
Publicado em: 12/08/2020 - 14:00
Créditos: Ana Beatriz

A Paróquia Sagrada Família, Setor Pastoral Cursino, em parceria com o Fr. Franklim Drumond, OP, (frade dominicano, estudante e residente do Convento Nossa Senhora Aparecida - Belo Horizonte/ MG), promoveu no último domingo, 09, às 18h30, a live sobre "São Domingos de Gusmão: Vida e Renovação", pelo perfil do Instagram (@psfamiliaop). 

Domingos nascido em Caleruega, Espanha, em 1170, de família nobre, sendo seus pais Bem-aventurado Félix de Gusmão e a Beata Joana de Aza. Realizou seus estudos em Palência. Antes da fundação da Ordem dos Pregadores, Domingos, entrou para os Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Após o pedido do Rei de Castela (região da Espanha), foi enviado em missão juntamente com o Bispo Diogo, para a negociação de casamento com a princesa da Dinamarca, infelizmente está acaba falecendo. Nesta missão, teve seu primeiro contato com os cátaros (hereges) em Toulouse, Sul da França. Neste momento teve o despertar em seu coração da necessidade de uma Pregação mais efetiva do evangelho, retornando então a Castela, deixa de ser Cônego e começa a ser chamado de Frei Domingos. Porém até a fundação da Ordem Dominicana, foram 09 anos vagando por Toulouse na tentativa de conversão dos hereges. Após a aceitação e conversão de alguns, que começam a segui-lo, funda o primeiro Mosteiro da Ordem Dominicana, com 09 Monjas professando solenemente e 02 recém ingressantes. Em 1216, recorre ao Papa Honório III, para a fundação dos Frades Pregadores. E em 1221, teve seu primeiro Capítulo (Assembleia), e em Bolonha, Domingos adoece gravemente, vindo a falecer em seguida. 

A Ordem dos Pregadores, comemorou em 2016, 800 anos de sua fundação. E em, 2021, teremos mais um Ano Jubilar, sendo comemorado os 800 anos do aniversário de sua morte, com o seguinte tema, “À mesa com São Domingos”