Movimento Juvenil Dominicano no Brasil.

A A
Conheça o Movimento Juvenil Dominicano! Em nossa Região Episcopal, tem atuação na paróquia Sagrada Família.
Publicado em: 26/05/2015 - 13:00
Créditos: Redação, com Amanda Cordeiro, participante do MDJ da paróquia Sagrada família.

A paróquia Sagrada Família, localizada na Avenida do Cursino, setor Cursino, foi fundada no ano de 1957, pelos padres Dominicanos (Ordem dos Pregadores), que tem como base, seguir os passos de São Domingos. Dentro da paróquia, foi fundado o grupo jovens, no qual faz parte do “Movimento Juvenil Dominicano”, onde são desenvolvidos os carismas e a espiritualidade Dominicana.

O “Movimento Dominicano Brasileiro” foi fundado, oficialmente em 2009, no dia de Nossa Senhora de Guadalupe. O Movimento sedeado no Brasil, é um dos inúmeros ramos participantes da família Dominicana. Sob os cuidados da Ordem dos Pregadores, o MJD-BR, e é formado por jovens leigos que, conhecendo o carisma de São Domingos, decidiram vivenciar essa espiritualidade. 

Amanda Cordeiro, paroquiana da Sagrada Família, e participante do grupo de jovens, descreve como o Movimento deu início na paróquia; “começamos a dar os primeiros passos em um período de aproximações com a Família Dominicana. Tivemos muitas tardes de estudo e conversas com frades e irmãs, leigos e leigas, para decidirmos como o grupo de jovens, poderia assumir-se com o carisma de São Domingos, conforme era vivenciado na paróquia. ”

Com a espiritualidade alicerçada em um tripé formado pela Oração, Estudo e Vida Comunitária, o grupo de jovens, sentiu-se motivado a colocar a teoria, na pratica. “E como nos ensina Tiago, o evangelista; ‘uma fé sem obra, é uma fé morta’ Tiago 2, 14-22”, afirmou Amanda, e enfatizou, que o desejo dos jovens não é ficar de braços atados, mas agir, pois sabem que juntos podemos mudar a realidade, mesmo que seja de apenas uma pessoa.

O “Movimento Juvenil Dominicano Brasileiro”, procuram interagir entre si. Os grupos de São Paulo, Curitiba (PR) e Porto Nacional (TO) fazem esforços para encontrar-se, e para semear a espiritualidade, entre os jovens da igreja. O Movimento, também, faz presença nos colégios das províncias religiosas, como um ponto de missão, formando os jovens, no carisma de São Domingos. Nos grupos de paróquia, temos experiências dos jovens do movimento assumindo a Pastoral do Crisma, também como ponto de missão, e apresentando o Movimento como um dos caminhos de prática de vida cristã.

A Ordem dos Pregadores, incorpora as diversas formas de pregar para poder levar a palavra do Cristo a todas as culturas, e classes sociais, cada qual com seu carisma e vocação. Baseando nisso, o logotipo do MJD-BR é formado por quatro objetos, sendo todos pregadores, cada qual a sua maneira, assim como nós.

A agulha representa a pregação pregações minuciosa, com Arte. O pregador, representa a praticidade, as pequenas pregações do dia-a-dia. O prego representa aqueles que pregam com firmeza e insistência. O clip representa a pregação Erudita, teórica.

“A pregação deve alcançar toda a humanidade. Cada um de nós, tem características, pessoais que nos levam a ter mais facilidade em áreas especificas e isso sempre é levado em conta para atingir nossos objetivos. É dessa maneira que buscamos levar Cristo a todos a nossa volta” afirma Amanda Cordeiro”.