Ministros da Palavra, recebem bênção e envio na Vila Arapuá.

A A
No último domingo, dia 17 de maio de 2015, Dom José Roberto, celebrou a Santa Missa, e a investidura de sessenta e sete novos Ministros da Palavra, na paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Publicado em: 18/05/2015 - 07:30
Créditos: Padre Ricardo Antônio Pinto - Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, setor Anchieta.

No último domingo, dia 17 de maio, Dom José Roberto, celebrou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Arapuá, setor Anchieta, a bênção e o envio de sessenta e sete Ministros da Palavra. 

"Quando Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Região Episcopal Ipiranga, perguntou ao sessenta e sete novos Ministros da Palavra, se desejavam assumir o ministério de proclamar a Palavra de Deus, como serviço à evangelização e como testemunho de Jesus Cristo, na cidade de São Paulo, ouviu-se um "Quero!" dito com uma força e convicção, que impressionou" relata padre Ricardo Antônio Pinto, Administrador Paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Vila Arapuá, setor Anchieta. 

A pergunta e a resposta faz parte da bênção, e o envio que aconteceu na paróquia Nossa Senhora Aparecida, não por acaso do Dia Mundial das Comunicações Sociais. "Foi pela segunda vez, e com o aumento de vinte novos ministros, inclusive vários jovens, que realizamos o curso de preparação a esse Ministério, porque sentimos que a Paróquia está crescendo no estudo, na meditação e, sobretudo, na vivência da palavra de Deus. E é preciso preparar-se para anunciar" afirmou Eloisa Dias, coordenadora do Ministério da palavra.

Os novos ministros participam de um curso com formação pastoral, litúrgica e técnica, assessorados por paroquianos e pelo Serviço de Apoio à Pastoral da Comunicação (SEPAC), das Irmãs Paulinas. Semanalmente o ministério se reúne para realizar a leitura orante, e refletir a Palavra que será proclamada no domingo seguinte. "E isso tem feito, uma grande diferença na vida desses ministros e, consequentemente, nas celebrações e nos encontros paroquias", afirmou o padre Ricardo Antônio Pinto.

Na homilia, Dom José Roberto citou o papa emérito Bento XVI, quando definiu a Palavra como "performativa". "Ela não somente informa, mas dá nova forma ao intimo de quem a conhece, vive e proclama", refletiu. Ao que tudo indica, o "Ide e anunciai o Evangelho", proclamado na liturgia da Ascensão do Senhor, entrou no coração de todos abrindo novas possibilidades de uma interlocução com a realidade, a partir da Palavra vivida e comunicada. E isso ficou claro no agradecimento feito por um ministro a Dom José Roberto. "Receber a bênção e envio neste Dia Mundial das Comunicações, nos responsabiliza, ainda mais, como profetas na comunicação, e proclamação da Palavra de Deus, em cada momento de nossa vida", sinalizou.