Justiça Restaurativa: transformando a realidade carcerária

A A
Conheça a Justiça Restaurativa
Publicado em: 28/03/2017 - 14:00
Créditos: Redação com Rádio Vatiano

Sábado passado, por ocasião de sua visita a Milão, o Papa Francisco dedicou parte do seu dia aos detentos da penitenciária São Vítor – a primeira visita de um Pontífice a esta prisão.

Longe das telecâmeras, Francisco pôde conversar e almoçar com os detentos – momento que o fez “sentir-se em casa”, como disse o próprio Papa.

A Igreja, através da Pastoral Carcerária, partilha desta mesma sensibilidade de Francisco e há anos acompanha os detentos.

No Brasil, diante da crise penitenciária, propõe um novo modelo de Justiça: a Justiça Restaurativa, que foi tema de um seminário internacional nos dias 23 e 24 de março, em São Paulo.

Com o título “Diversos Saberes dialogando para transformar realidades”, o seminário contou a participação de diversas personalidades brasileiras, além de dois especialistas do Canadá.

Entre os relatores, estava Petronella Maria Bonen, da Congregação das Servas do Espírito Santo, Fundadora da linha de Práticas Restaurativas do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo – SP. Em entrevista ao vice coordenador da Pastoral Carcerária, Pe. Gianfranco Graziola, Petronella expõe os fundamentos da Justiça Restaurativa:

“A Justiça restaurativa é uma possibilidade de transformar situações conflitivas que podem ser com violência ou sem violência, podem ser crimes ou não, transformar essa situação que é de oposição, transformar essa situação para que as pessoas envolvidas de alguma forma sejam preparadas para dialogar sobre esse fato, e ver como daqui para frente podem continuar vivendo de uma forma não opositiva que os danos, se houver, podem ser reparados, ou seja restaurar relações e cuidar dos danos. ”