Funcionários da Cúria Regional realizam encontros do sínodo

A A
Este foi o o segundo encontro, onde se discutiu a importância do zelo litúrgico
Publicado em: 03/05/2018 - 11:45
Créditos: Redação

Caroline Dupim

Os funcionários da Região Episcopal Ipiranga e Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região, realizaram, em 26 de abril, o segundo encontro proposto pelo livreto do sínodo. O primeiro aconteceu no mês de março.

No segundo encontro, os funcionários discutiram a importância do zelo litúrgico e em como é significativo seguir à risca o Missal Romano. Os funcionários sugeriram que as homilias dos padres sejam curtas e diretas, para o melhor entendimento e assimilação da liturgia e do Evangelho do dia por parte dos fiéis. Foi discutida também a formação das lideranças pastorais e ressaltado que elas devem caminhar lado a lado com os demais agentes.

Como conclusão do encontro, os funcionários e Dom José Roberto apontaram a importância de trabalhar a formação dos padres e leigos, valorizar estes em sua atuação na Igreja, delegar funções e diluir a centralização dos trabalhos, investir na evangelização para crianças com uma linguagem adequada para o bom entendimento e, por fim, manter Cristo como o centro de todas as ações.Dom José Roberto Fortes Palau reuniu-se, em 25 de abril, com os padres capelães hospitalares na Região Ipiranga. Desde o início deste ano, a coordenação da Pastoral da Saúde está em reestruturação e o novo assessor eclesiástico, Padre Palmiro Carlos Paes, tem trabalhado para que haja uma comunhão de trabalhos entre os capelães. Também tem colaborado nesse processo o Padre João Mildner, Assessor Eclesiástico Arquidiocesano da Pastoral.