Fiéis abrem suas residências para a Santa Missa no bairro do Ipiranga

A A
Os paroquianos, atendendo ao pedido do Papa Francisco, abrem suas residências para essa ação missionária.
Publicado em: 07/11/2019 - 11:00
Créditos: Angela Alonso

“Foi muito linda a missa em minha casa! Eu convidei as pessoas do meu prédio. Deixei a porta aberta e, as pessoas foram chegando e se acomodando”, relata Silvia Nalim, moradora do bairro do Ipiranga que participou do projeto.

Ser uma “Igreja em Saída” é a vocação da Paróquia Imaculada Conceição, no Ipiranga. O Pe. Pedro Amorim, que preside as missas, destaca a importância de convidar a comunidade ao redor da Paróquia para se conhecerem e receberem com muita alegria essa evangelização em seus lares, trazendo a Igreja para mais perto da população.

A celebração acontece no apartamento ou casa do devoto e conta com a participação de ministros da eucaristia. Sempre há um violão acompanhando a liturgia. Após a missa, são distribuídos os livros de orações da arquidiocese e há um lanche oferecido pelo anfitrião fazendo com que a confraternização acabe virando uma festa. Pe. Pedro destaca que esse trabalho vem sendo feito há tempos e que a continuidade dele traz muita alegria para quem participa. No mês extraordinário missionário com a participação dos jovens, era fundamental que a ação missionária pudesse sair da Igreja. “Os apartamentos ficam sempre de portas abertas, recepcionando inclusive moradores do prédio que ainda não se conheciam”.

A organização deste tipo de missa ocorre por meio das comunidades de condomínios e vizinhança. Francisco Maldonado, que também recebeu a celebração da missa em sua residência, relata que “foi uma experiência maravilhosa recebendo amigos e vizinhos e foi um momento muito importante e tocante com a presença do Espírito Santo, que jamais será esquecido pelos presentes”.

Esta semana mais uma residência receberá a missa em seu lar e já há uma expectativa desse momento tão feliz de comunhão.

Pe. Pedro diz que não importa o número de pessoas presentes. “As missas nas casas foram pensadas de modo que a Paróquia alcance as casas, especialmente os prédios da região, que é muito pequena”.

Segundo ele, o projeto já existe na Paróquia Imaculada Conceição. Desde que a assumiu, ele tem dado continuidade e destaca: “A importância do projeto está em trazer de volta as pessoas afastadas da Igreja e de Deus.”

Como diz o Papa Francisco, “Temos de ser servidores da comunhão e da cultura do encontro”, e a Paróquia Imaculada Conceição continua firme em seu trajeto d  e “Igreja em Saída”.