Festa de São Judas Tadeu reúne milhares de fiéis no jabaquara

A A
Uma grande manifestação de fé e de devoção! Assim podemos descrever a Festa de São Judas Tadeu deste ano, com participação de aproximadamente 200 mil fiéis.
Publicado em: 06/11/2019 - 10:45
Créditos: Priscila Tomé

"Que hoje São Judas Tadeu nos ajude a chegar mais perto de Jesus!”, exortou o Cardeal Arcebispo Dom Odilo Scherer, em sua homilia na missa campal solene realizada na última segunda-feira (28), por volta das 17h no Santuário São Judas Tadeu em São Paulo.

No dia do Padroeiro, em plena segunda-feira, desde as 5h foram celebradas missas de hora em hora, totalizando 14 celebrações, intercaladas, dentro da igreja nova e campais, na avenida Jabaquara, todas com grande número de fiéis. Segundo informações dos sacristães, desde sábado (26) até a última missa do dia 28, foram realizadas 25 mil comunhões. Ao longo do dia, 13 padres atenderam confissões no Salão Dehon das 5h às 19h. E as bênçãos, foram realizadas por três diáconos, das 5h às 22h, na Sala São Judas.  

Às 11h a missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga, Dom José Roberto Fortes Palau, e concelebrada pelo Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj. Após a missa das 12h, presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Eli Lobato dos Santos, scj, foi realizada a bênção e reinauguração da Capela do Santíssimo Sacramento, dentro da igreja nova. 

O Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa campal solene das 17h, concelebrada pelo Pe. Cláudio Weber,scj. Em sua homilia, Dom Odilo destacou que os Apóstolos nos levam a Jesus, para que sejamos tocados, curados e salvos por ele. Disse também qual seria a mensagem de São Judas hoje para os seus devotos. Confira a seguir alguns trechos:

“O evangelho diz que era grande o número de pessoas que se aproximavam para ouvir Jesus, para serem tocadas e curadas por ele. O papel dos apóstolos, entre eles Judas Tadeu e Simão, era de auxiliar as pessoas a chegar mais perto de Jesus, da sua graça, de sua salvação. A palavra de Jesus tocava os corações. Nós continuamos ouvindo a palavra de Jesus, através da palavra da Igreja, que anuncia o Evangelho hoje, nas situações diversas da vida. São Judas continua ajudando as pessoas, hoje, a chegar mais perto de Jesus, intercedendo, dando força. Estamos habituados que os santos intercedam por nós, nos ajudem, mas é preciso também ouvir o que eles pedem de nós. Como São Judas. O que ele nos diria hoje? Ele diria: ‘Vai lá, visite essas pessoas que precisam, leva uma palavra boa, de esperança. Vai lá, porque no meio do povo está cheio de gente sofrida, sem emprego, sem moradia, precisando de ajuda! Vocês que ouviram aqui uma palavra boa, foram confortados, façam o mesmo! Fiquem firmes no caminho de Jesus.’ Isto o que São Judas diria, e é o que nos repete sempre a Igreja. Não escapemos da pregação que nos chama à conversão. Não fujam! Às vezes as pessoas não gostam de ouvir... E a Igreja chama a ouvir os mandamentos de Deus. É a Igreja que foi edificada sob o fundamento dos Apóstolos. Jesus é o fundador da Igreja. Os apóstolos são as colunas que sustentam a Igreja, que somos todos nós, batizados. A base é Jesus Cristo. E somos testemunhas que apontam para Jesus Cristo. Se alguém vier com uma pregação diferente daquela dos apóstolos, não é verdadeira. Não sigam, não escutem. Para saber se está na Igreja de Jesus Cristo, tem que estar sob o fundamento dos Apóstolos, que ajudam a levar ao encontro de Jesus. Que hoje São Judas Tadeu nos ajude a chegar mais perto de Jesus!” 

Após a missa presidida pelo Arcebispo Dom Odilo Scherer, a imagem de São Judas Tadeu foi levada em procissão, seguida de uma última missa campal, presidida por Pe. Eli Lobato dos Santos,scj. O encerramento da Festa de São Judas Tadeu aconteceu com a apresentação musical do Ministério Adoração e Vida, com o cantor Walmir Alencar, no palco montado na Avenida Jabaquara, em frente ao Santuário.