Encontro dos Coordenadores Regionais de Pastoral.

A A
Sábado dia, 09/05, os Coordenadores Regionais de Pastoral, reuniram-se para um encontro de Espiritualidade Mariano.
Publicado em: 12/05/2015 - 10:30
Créditos: Caroline Dupim, Departamento de Comunicação, Região Episcopal Ipiranga

No último sábado, aconteceu na sede da Região Ipiranga, a reunião dos Coordenadores Regionais de Pastoral, que teve como tema, Nossa Senhora, por ventura do mês de maio, considerado “Mês das Mães”.

Dom José Roberto, iniciou a reunião fazendo mesão ao Jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, no ano de 2017. Em seguida conduziu a oração inicial, e passou a palavra para padre Jorge Bernades, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, setor Vila Mariana.

Padre Jorge, inicia dizendo a importância das mães, diz que “a mãe é a presença de Deus em nossas vidas”, e que toda mãe tem um pouco de Nossa Senhora em si. Segue dizendo, que as gerações de hoje, perderam um pouco da devoção a Nossa Senhora. Antigamente era tradição rezar o terço e fazer novenas aos diversos títulos de Nossa Senhora. Mas infelizmente estes costumes se perderam ao longo dos anos.

Menciona a grande importância de falar da Mãe de Deus para os jovens, diz que “Maria tem um papel fundamental no plano da salvação”. Para falarmos de Jesus, precisamos voltar nosso olhar para Maria, e ela nos ensina a acreditar, confiar e amar Jesus Cristo. As questões que se referem a Nossa Senhora, é dependente de nossa fé, não precisamos ver para acreditar. E para que isso aconteça é necessário a evangelização. Cita a importância da participação dos agentes de pastoral as romarias, Regionais e Arquidiocesanas, diz que é um momento na qual a igreja se reúne, em plena comunhão, para saldarmos a Mãe de Deus, e nossa mãe. Em seguida, conduz um momento de meditação do Santo Terço.

Após a oração do Santo terço, padre Jorge, explica os diferentes títulos que Nossa Senhora recebe, diz que são referentes aos locais de aparição. Mas que, apesar dos diversos títulos que Nossa Senhora recebe, ela é única.

Em seguida, padre Jorge passa a palavra para a doutora em sociologia, Maria Aparecida Lealdini Tedrus, a qual tem uma imensa devoção a Nossa Senhora Aparecida, e que dedicou três anos de estudo a padroeira do Brasil. Aparecida divide a palestra em duas partes, sendo a primeira voltada a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a segunda voltado ao Santuário de Nossa Senhora.

Padre Jorge, encerra a reunião, ressaltando mais uma vez a grande importância de Nossa Senhora em nossas vidas. Seguiu dando os avisos finais, e conduziu oração final.