Dom Ângelo Mezzari abençoa reformas na São João Batista da Vila Guarani

A A
A celebraçãoa conteceu no último domingo, 20 de dezembro de 2020
Publicado em: 21/12/2020 - 14:00
Créditos: Pascom - Paróquia de São João Batista, da Vila Guarani

Na presença de grande número delideranças paroquiais edefiéis, em missa presencial etransmitida, Dom Ângelo Mezzari, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário para a Região Episcopal Ipiranga, presidiu a celebração, concelabrada pelo Pároco, Pe. Ricardo Pinto, e abençoou as reformas realizadas nos últimos três anos, na Paróquia de São João Batista, da Vila Guarani, Setor Imigrantes.

No início da celebração foi lida uma Ata evidenciando os muitos sinais manifestados por Deus, e o orante, dinâmico e generoso envolvimento dos paroquianos para que as reformas acontecessem. O texto percorreu um itinerário desde o ano 2018, quando os Ministros Extraordinários da Santa Comunhão iniciaram uma partilha, entre eles e com a comunidade, para a escolha e compra de um novo sacrário. O percurso chegou até este ano de 2020, marcado pela pandemia do Coronavirus, quando, quase como um milagre, foram feitas várias obras. A troca de todo o telhado do prédio onde estão as salas de catequese e a residência paroquial, a implementação do novo sistema de hidrantes e a construção de rampas de acesso nas entradas da igreja, foram lembradas.

Mas o ponto alto foi a experiência da reforma do interior da Igreja que se apresentou necessária e urgente. Os paroquianos participaram ativamente do processo através de diálogos, sugestões e grande generosidade, envolvendo também comerciantes e famílias do bairro. As imagens dos santos restauradas e a nova Via Sacra também foram abençoadas por Dom Ângelo. Na homilia ele ressaltou que o templo deve ter harmonia, luminosidade e beleza para ajudar o povo a celebrar e rezar melhor, e que ali, com reforma, ele via esses intes presentes.

A inteiração da comunidade na realização das obras fez nascer expressões como: “Essa obra tem um pouco de cada um de nós”; “Essa reforma uniu mais a comunidade”, “A reforma externa é expressão de uma reforma que cada um de nós está experimentando interiormente”, “A reforma é um alento depois da quarentena”, “O jeito que acontece a reforma confirma que realmente a Paróquia está vivendo um novo momento”, “Gratidão os paroquianos, de ontem e de hoje, é o sentimento que temos no coração”, afirmaram.