Devotos festejam a padroeira da Paróquia Nossa Senhora das Dores

A A
Foi recordada e rezada uma das dores da Virgem Gloriosa
Publicado em: 21/09/2018 - 13:30
Créditos: Redação

Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Dores

Entre os dias 6 e 14, festejou-se o setenário de Nossa Senhora das Dores. Em cada dia, foi recordada e rezada uma das dores da Virgem Gloriosa. Já na solenidade da padroeira, no sábado, 15, houve missas às 10h, 15h e 18h, seguidas da tradicional quermesse com fogazza, vários salgados, bolos, doces, feira de artesanato e show de prêmios.


No domingo, 16, aconteceu a procissão em ruas próximas à igreja-matriz, e, às 10h, a missa solene, presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga. Logo após, houve o tradicional almoço de Nossa Senhora das Dores. Homenagear a padroeira significa, para os fiéis, celebrar sua compaixão, piedade e as sete dores de Maria, cujo ponto mais alto se deu no momento da crucificação de Jesus.

A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que são encontradas as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus em Jerusalém; o encontro com Jesus no caminho do Calvário; a presença de Maria junto à Cruz de Jesus; Maria que recebe Jesus em seus braços; e que deposita Jesus no sepulcro.

A Igreja não recorda as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas também porque, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Dessa forma, Maria, imagem da Igreja, aponta para uma nova vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas, sim, oblação de si para uma civilização do amor.

(Com informações da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Dores)