Curso Teológico Pastoral

A A
Conheça o Curso Teológico Pastoral da Região Ipiranga
Publicado em: 14/02/2017 - 11:15
Créditos: Redação

“A comunidade eclesial, particularmente os bispos e os presbíteros, tem a missão de formar cristãos leigos e leigas missionários, conscientes e ativos, de forma que cada qual venha a contribuir com a educação dos demais, numa ação de aprendizagem mútua por todos os meios que sejam necessários. 

A formação, como mediação imprescindível para a vivência madura da fé, deve contribuir para que os cristãos leigos e leigas vivam o seguimento de Jesus Cristo e deem uma resposta do que significa ser cristão hoje, no Brasil e no mundo, situando-os como cristãos, no lugar e na época em que vivem.” 
(CNBB. Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Doc.105. 2016)

Respondendo aos constantes pedidos, a Região Episcopal Ipiranga oferece desde o início de 2016, um Curso de Formação Teológico-Pastoral, presencial, destinado aos agentes pastorais e membros de nossas paróquias e comunidades. O curso funciona aos sábados, das 14h às 17h, na sede da Região, rua Xavier de Almeida, 818 – Ipiranga. 

Os professores-teólogos são mestres e doutores que atuam em faculdades católicas. O 1º módulo do curso, teve como tema norteador: “O Mistério da Aliança Divina, uma introdução às Sagradas Escrituras”, com duas disciplinas: "Teologia da Revelação" e "Introdução à Aliança Divina na Sagrada Escritura". O 2º módulo, deu continuidade ao tema norteador, com as disciplinas: "Cristologia: a plenitude da Revelação de Deus em Jesus Cristo" e "Introdução à Sagrada Escritura: a história da Salvação nos fatos e personagens do Antigo Testamento."

Houve uma grande procura e presença constante dos participantes nos últimos dois módulos, e para o 1º semestre deste ano de 2017, convidamos os leigos e leigas de nossa Região a fazerem suas inscrições para o 3º módulo do curso, que dará continuidade à reflexão, a partir de duas disciplinas: 

1. "Teologia Bíblica - Cartas Paulinas" com o professor o Prof. Mestre Pe. Mauro Negro, OSJ

2. "Cristologia" com o Prof. Doutor Irmão Romildo Pinas, Salesiano


No início de cada semestre há um novo período para inscrições. O curso tem um investimento mensal de R$ 50,00. 

Faça sua inscrção através do e-mail: pastoral@regiaoipiranga.com.br ou por telefone: 2274-8500