Congregação fundada por Santa Paulina realizará seminário internacional

A A
Evento discutirá “Juventudes”, “Saúde e Envelhecimento”, “Espiritualidade Missionária”, “Mulheres”, “Interculturalidade”, “Missionariedade” e “Carisma Partilhado com os leigos"
Publicado em: 17/01/2018 - 14:30
Créditos: Redação

Entre os dias 18 e 22, aproximadamente 230 pessoas, vindas do continente africano, de países latino-americanos e da Itália, são esperadas para o IV Seminário Internacional promovido pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CICC), fundada por Santa Paulina.

A atividade acontecerá no Centro de Formação Sagrada Família (rua Padre Marchetti, 237, Ipiranga), com o objetivo de celebrar e animar a missão da CIIC, a partir do tema “Missionariedade, Profecia e Esperança” e do lema “Fazei-vos coragem, que tudo irá bem com a graça de Deus”. 

“A missão é uma urgência, é o centro e horizonte da vida consagrada, o sentido de ser e atuar da irmãzinha, iluminada pelo carisma, numa ‘Igreja em saída’, com a audácia de ‘ser coragem’ diante dos desafios atuais. Queremos avançar desde a nossa fragilidade e pequenez, como o fez Santa Paulina”, explica a Irmã Roseli Amorim, Coordenadora Geral da CIIC, sobre a escolha do tema. 

O primeiro dia do seminário revelará o rosto da missão da CIIC, mostrando a realidade das comunidades onde as irmãs atuam. No segundo dia, o Padre Sérgio Mendes, Assessor do Seminário, refletirá o tema central. Ainda haverá a apresentação dos leigos por grupos: Indígenas, Mulheres, Juventudes, Família Madre Paulina (Famapa), Instituto Secular Santa Paulina (ISSP) e colaboradores. 

No dia 20, os participantes serão organizados por oficinas com os temas sobre “Juventudes”, “Saúde e Envelhecimento”, “Espiritualidade Missionária”, “Mulheres”, “Interculturalidade”, “Missionariedade” e “Carisma Partilhado com os leigos”. Cada oficina será acompanhada por um assessor especialista no assunto.

Nos dois últimos dias, acontecerá a retomada do Planejamento Estratégico e do Projeto Comunitário Missionário, com enfoque nas “Mulheres e Juventudes”, prioridades da CIIC para o sexênio 2015-2020. Esclarecimentos e encaminhamentos sobre o redimensionamento da CIIC como uma organização religiosa também estão na pauta. A celebração de encerramento e o envio das irmãs para as comunidades acontecerão no dia 22, pela manhã.