Congregação fundada por Santa Paulina realiza Seminário Internacional

A A
Conheça Congregação fundada por Santa Paulina realiza Seminário Internacional
Publicado em: 20/12/2017 - 16:45
Créditos: Renata Quito

 A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC), fundada por Santa Paulina, a primeira santa do Brasil, realizará, entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2018, o IV Seminário Internacional, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo (SP). Com o objetivo de celebrar e animar a missão da CIIC, o evento terá como tema: Missionariedade, Profecia e Esperança, e o lema: “Fazei-vos coragem, que tudo irá bem com a graça de Deus”. Está prevista a participação de 230 pessoas de 12 países, entre Irmãs, Noviças, Postulantes e leigos.

“A missão é uma urgência, é o centro e horizonte da Vida Consagrada, o sentido de ser e atuar da Irmãzinha, iluminadas pelo Carisma, numa Igreja em ‘Saída’, com a audácia de ‘ser coragem’, diante dos desafios atuais. Queremos avançar desde a nossa fragilidade e pequenez, como o fez Santa Paulina”, explica Irmã Roseli Amorim, Coordenadora Geral da CIIC, sobre a escolha do tema.

O primeiro dia do Seminário revelará o rosto da missão da CIIC, mostrando a realidade das comunidades onde as Irmãs atuam, através das atividades que desenvolvem, com suas alegrias, gritos, desafios, perspectivas e sonhos. A apresentação será por país: Tchad, Camarões, Moçambique, Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Itália e Brasil.

O ponto alto acontecerá no segundo dia, quando o padre Sérgio Mendes, assessor do Seminário, refletirá o tema central com os presentes. Ainda no dia 19, haverá a apresentação dos leigos por grupos: Indígenas, Mulheres, Juventudes, Família Madre Paulina (FAMAPA), Instituto Secular Santa Paulina (ISSP) e colaboradores. A Noite Cultural encerrará a programação do dia, com confraternização e troca de experiências.  

No dia 20, os participantes serão organizados por oficinas com os seguintes temas: Juventudes, Saúde e Envelhecimento, Espiritualidade Missionária, Mulheres, Interculturalidade, Missionariedade e Carisma Partilhado com os leigos. Cada oficina será acompanhada por um assessor especialista no assunto, que explanará sobre o tema para todos os presentes antes da discussão e reflexão em grupos.

Nos dois últimos dias do Seminário, acontecerá a retomada do Planejamento Estratégico e do Projeto Comunitário Missionário, com enfoque nas Mulheres e Juventudes, prioridades da CIIC para o sexênio 2015-2020. Esclarecimentos e encaminhamentos sobre o redimensionamento da CIIC como uma Organização Religiosa também estão na pauta.

A celebração de encerramento do IV Seminário e envio das Irmãs para as comunidades acontecerão no dia 22 de janeiro, no período da manhã.

Serviço:

O que? IV Seminário da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição

Onde? Centro de Formação Sagrada Família (Rua Padre Marchetti, 237 – Ipiranga – São Paulo – SP)

Quando? 18 a 22 de janeiro de 2018

Informações: (11) 2271-0077, com Renata Garcia (Analista de Comunicação e Marketing)