Começa o período de inscrições para o Curso de Teologia para Leigos

A A
Teologia da Revelação, Teologia Bíblica – Antigo e Novo Testamento e Teologia Patrística serão temas abordados nas aulas
Publicado em: 27/01/2017 - 12:00
Créditos: Nei Márcio Oliveira de Sá


Iniciado em 2016, o Curso de Formação Teológico-Pastoral destina-se ao laicato da Região Episcopal Ipiranga.

Idealizado por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, o curso reuniu em 2016 mais de 70 pessoas aos sábados, na cúria regional (rua Xavier de Almeida, 818, Ipiranga), para aulas sobre “Teologia da Revelação, Teologia Bíblica – Antigo e Novo Testamento” e “Teologia Patrística”, com professores mestres e doutores da PUC-SP e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Para este ano, as inscrições estão novamente abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 2274-8500 ou pelo e-mail pastoral@regiaoipiranga.com.br.

As aulas serão iniciadas em 4 de março, sempre aos sábados, das 14h às 17h. Nesse módulo, as aulas de “Teologia Bíblica” enfocarão as cartas paulinas, com o Prof. Ms. Mauro Negro, padre da Congregação dos Oblatos de São José. A outra disciplina será “Cristologia”, com o Prof. Dr. Romildo Pinas, irmão salesiano de Dom Bosco, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – campus Pio XI.

A contribuição mensal é R$ 50,00. Aos concluintes com 75% de frequência, será oferecido um certificado de extensão universitária, emitido pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Setor Juventude realizará primeira reunião no dia 4 de fevereiro

O Setor Juventude da Região Episcopal Ipiranga convida os representantes das comunidades e paróquias para a primeira reunião de 2017, que acontecerá no sábado, 4 de fevereiro, das 14h às 16h30, na cúria regional (rua Xavier de Almeida, 818, Ipiranga).

A reunião destina-se aos jovens e adultos que atuam na evangelização da juventude, seja em grupos, movimentos ou preparação para a Crisma. Haverá uma oração de abertura, um momento de formação sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2017, a apresentação do calendário do ano, que terá atividades ligadas ao Ano Mariano Nacional, via - sacra pelo Dia Mundial da Juventude, curso de introdução à Doutrina Social da Igreja e uso do “DoCat”, subsídio de formação para a juventude, lançado recentemente, entre outras atividades. No final da reunião, os membros dos setores pastorais poderão se encontrar e iniciar as atividades de integração e espiritualidade para os grupos de jovens.

O Setor Juventude tem uma coordenação formada por uma equipe de assessores adultos e articuladores jovens. A prioridade é a formação de lideranças jovens e assessores adultos, sempre em comunhão com as diretrizes da CNBB e da Arquidiocese de São Paulo. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail setordejuventude@uol.com.br, ou pelo telefone da cúria regional: (11) 2274-8500.