Com a Imaculada Conceição no caminho sinodal

A A
“Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” foi base da novena e da solenidade da padroeira
Publicado em: 13/12/2017 - 13:00
Créditos: Redação

Paróquia Imaculada Conceição

O tema central do primeiro sínodo arquidiocesano - “Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” - foi o fundamento da espiritualidade da novena e da solenidade da padroeira da Paróquia Imaculada Conceição, no Ipiranga, entre 29 de novembro e 8 de dezembro. 

Foram nove noites de celebrações eucarísticas com reflexões baseadas no sínodo. Segundo o Padre Israel Mendes Pereira, Vigário Paroquial, a grande participação de fiéis demonstra que o sínodo em sua fase paroquial já é uma realidade palpável. 

No encerramento da novena, Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, presidiu a celebração, cujo tema foi “Com a Imaculada rumo a uma evangelização querigmática”. 

Nas noites precedentes foram abordados os seguintes temas: “Com a Imaculada, queremos ver Jesus e ser suas testemunhas”; “Com a Imaculada, devemos descobrir a nossa missão como Igreja que é evangelizar”; “Com a Imaculada, todos somos discípulos missionários”; “Com a Imaculada, compreendemos a Igreja como sociedade visível e espiritual”; “Com a Imaculada, somos a Igreja chamada a viver em comunhão”; “Com a Imaculada, vivemos a universalidade e a catolicidade do único povo de Deus”; “Com a Imaculada, somos chamados a entender a relação mútua entre Igreja e mundo”; “Com a Imaculada, encontramos em Cristo respostas e soluções frente às problemáticas humanas”. 

Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Pároco, destacou que a devoção mariana somada aos temas propostos deve alcançar o objetivo pastoral de despertar e estimular a maior participação possível dos fiéis durante a fase paroquial do sínodo, em 2018, para assim renovar e ampliar a presença cristã católica no bairro do Ipiranga. 

Dogma de fé da Igreja, a Imaculada Conceição da bem-aventurada Virgem Maria foi solenemente celebrada, na sexta-feira, 8, com a forte presença de paroquianos e devotos nas quatro missas. A última, solene, teve a participação do Grupo de Aprendizes de Violinistas da Imaculada, fruto do projeto paroquial desenvolvido para despertar novos músicos. 

No dia 3, durante a novena, houve o Bazar de Natal, promovido pelas senhoras da Paróquia Imaculada Conceição, com o objetivo de arrecadar fundos para as obras paroquiais de reforma e restauro. Foi ainda realizado um almoço, além da venda de bolos, salgados e bebidas. As festividades culminaram, no sábado, 9, com um jantar dançante de confraternização dos paroquianos.

(Com informações da Pascom da Paróquia Imaculada Conceição)