Celebração em Moema pelo tricentenário de bênçãos e obras de fé

A A
Dom Odilo celebou missa campal para reinaugurar primeira paróquia de Nossa Senhora Aparecida construída em São Paulo, que passou por uma restauração para receber o Jubileu da padroeira
Publicado em: 20/10/2017 - 11:00
Créditos: Redação
Luciney Martins/O SÃO PAULO

 

Em preparação para a celebração do Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, a primeira paróquia de Nossa Senhora Aparecida construída em São Paulo, localizada em Moema, passou por uma readequação em seu espaço e restauração em seu campanário. 

A reinauguração ocorreu na quinta-feira, 12, durante a sexta celebração do dia, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, também com a presença dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, que peregrinaram a pé até a Praça Nossa Senhora Aparecida, onde foi celebrada a missa campal.

Na homilia, Dom Odilo destacou a importância da experiência da peregrinação realizada por tantos brasileiros em razão do jubileu, e relembrou o vínculo da Basílica de Aparecida com a Arquidiocese de São Paulo, o que justifica a devoção de tantos paulistanos à Padroeira do Brasil.

 

Sinos: um chamado das pessoas para o sagrado

Durante a celebração, o Padre Ederaldo Macedo, Pároco, disse que há 40 anos os sinos de Nossa Senhora Aparecida, São José e Santa Rita “pararam de conversar”. Esses são os sinos que integram o campanário da Paróquia em Moema. Sinos são considerados sinais e representam a igreja de Deus no lugar onde são badalados. Antigamente, as pessoas organizavam suas agendas diárias por meio do toque dos sinos. Segundo o Pároco, o som que se transmite por intermédio deles é um chamado: “Hoje, por incrível que pareça, em uma cidade barulhenta como São Paulo, o sino tem a função de chamar as pessoas para o sagrado. Ainda existe uma ilha de sagrado no meio de uma selva de pedra, no meio de tanto compromisso. É extremamente importante, o sino nos remete a Deus, é um abrir de portas”, concluiu o Padre.

O Pároco entregou a Dom Odilo, no altar, um botão para acionar o campanário da Paróquia. Quando o Cardeal o acionou, os fiéis fizeram silêncio aguardando o primeiro toque. De repente, luzes coloridas e um som alto vieram da torre central, que precederam as palmas dos fiéis. 

O restauro do campanário foi patrocinado pelo Grupo Comolatti, por ocasião dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Na missa, Sérgio Comolatti, Presidente do Grupo, esteve acompanhado da esposa, Ana Lúcia. A automação dos sinos coube ao engenheiro Márcio Tamura, da empresa Beltec Sinos e Relógios Ltda. Essa é a 10ª igreja que tem os sinos restaurados pelo Grupo Comolatti. Anteriormente, foram restaurados os sinos da Catedral da Sé, da Basílica Nossa Senhora da Assunção - Mosteiro de São Bento, da Paróquia San Gennaro, da Paróquia São Vito Mártir, da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, da Igreja da Boa Morte, da Paróquia Bom Jesus do Brás e da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate.