Missa abre as atividades regionais da Campanha da Fraternidade 2018

A A
Dom José Robertou, Bispo Auxiliar na Região Ipiranga, lembrou que a CF é uma oportunidade de refletir sobre a necessidade de uma vida comunitária.
Publicado em: 21/02/2018 - 15:00
Créditos: Pascom Região Ipiranga

O mais novo santuário mariano da Arquidiocese de São Paulo acolheu na noite da sexta-feira, 16, a missa de abertura da Campanha da Fraternidade na Região Episcopal Ipiranga, presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região, com grande número de padres e diáconos.
Vindos das mais diversas comunidades paroquiais do Ipiranga, os leigos também participaram da celebração, com cartazes que mostraram a maneira pela qual trabalharão para superar a violência em suas realidades.
“Esse grande número de padres é um bom prenúncio para o sínodo arquidiocesano que estamos começando”, disse, com alegria, Dom José Roberto na homilia.
O Bispo também recordou que a Campanha da Fraternidade vem despertar a necessidade de se viver a dimensão comunitária da Quaresma e que se deve buscar não apenas a salvação pessoal, mas a de todos. Disse ainda que o capítulo 25 de Mateus faz perceber que a felicidade ou o fracasso de um cristão acontece na medida em que ele inclui a salvação dos irmãos em seu projeto.
O processo de conversão presente na Quaresma tem de maneira intrínseca também uma dimensão social, lembrou Dom José Roberto em sua reflexão. Ele recordou que a violência extrapola os atos físicos e se faz presente também nas palavras, nas postagens de internet e no âmbito religioso.
Dom José Roberto também ofereceu pistas para que se possa superar a violência. De acordo com o Bispo, o cultivo do diálogo, o cuidado com as palavras e atitudes, a promoção da dignidade de toda a vida humana e o combate das causas de injustiças são passos importantes para que a cultura da violência seja superada.