Setores pastorais pretendem reforçar atenção a famílias e noivos

A A
Os setores pastorais Pereira Barreto e Freguesia do Ó realizaram no sábado, 7, suas reuniões mensais.
Publicado em: 16/05/2016 - 16:45
Créditos: Créditos: Ana Lúcia Contarelli e Renata Moraes Foto: Alex Mota

Os setores pastorais Pereira Barreto e Freguesia do Ó realizaram no sábado, 7, suas reuniões mensais, respectivamente nas paróquias Nossa Senhora Aparecida, na Vila Zatt, e Santa Cruz de Itaberaba, no bairro de Itaberaba.

No Setor Pereira Barreto, os participantes avaliaram positivamente a Semana de Formação sobre o Dízimo, realizada em abril. Segundo o Padre Pedro Ricardo Pieroni, assessor eclesi-ástico regional da Pastoral do Dízimo, aproximadamente 600 pessoas partici-param da formação que aconteceu si-multâneamente em quatro paróquias.

Padre Reinaldo Torres, coordena-dor de Pastoral da Região Brasilândia e também do Setor Pereira Barreto, falou sobre a necessidade de expansão da Pastoral do Curso dos Noivos. Nesse sentido, em 18 de junho, às 15h, have-rá na Paróquia São Luís Gonzaga uma reunião para a estruturação dessa Pas-toral em âmbito setorial.

Na reunião também foram dados alguns informes. No dia 22, às 15h, acontecerá o 2º Encontro Regional do Terço dos Homens, com a peregrina-ção à Porta Santa da Igreja Nossa Se-nhora da Expectação, na Freguesia do Ó, e a participação na missa que será presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidioce-se na Região Brasilândia. Em 9 de ju-lho, às 15h30, o Setor Pereira Barreto peregrinará à Porta da Misericórdia e participará da missa, cujos detalhes da liturgia foram acertados na reunião do último sábado.

No Setor Pastoral Freguesia do Ó, a temática sobre a família esteve em des-taque. Padre Márcio Campos da Silva, CSCh, pároco da Paróquia São José da Vila Palmeiras, falou que com a criação do Setor Vida e Família da CNBB foi possível ter um novo olhar para a Pas-toral Familiar, com uma nova imagem e uma visão mais aberta. Ele ressaltou que é preciso ir ao encontro também dos casais que estão fora da Igreja e motivar a realização dos Encontros de Casais com Cristo (ECC).

Sobre a Exortação Apostólica Amo-ris laetitia, do Papa Francisco, Padre Márcio lembrou que o texto congrega, em “uma linguagem fácil e cativante”, as discussões dos Sínodos dos Bispos sobre a família, de 2014 e 2015.

Por fim, Padre Márcio fez o convite para a participação na 8ª Peregrinação e 6º Simpósio Nacional da Família, en-tre os dias 21 e 22, em Aparecida (SP), com o tema “Família e Misericórdia se encontram no coração da Mãe”; e lem-brou que a próxima reunião da Pastoral Familiar regional será no dia 19, às 20h, na Paróquia Santo Antônio (rua Para-puã, 1.903, Vila Brasilândia).