São José está junto ao povo

A A
Dia de São José é celebrado nas paróquias da Região Brasilândia
Publicado em: 24/03/2017 - 13:15
Créditos: Jornal O SÃO PAULO


As paróquias dedicadas a São José, nos bairros de Perus e de Vila Palmeiras, bem como outras seis comunidades na Região Brasilândia que têm o esposo da Virgem Maria como padroeiro, estiveram em festa no domingo, 19.

Em Perus, a história da Paróquia está ligada à mobilização das famílias. Conforme recordou Judite Barbosa de Mattos Oliveira, a Comunidade São José Operário, que pertencia à Paroquia Santa Rosa de Lima, foi o local escolhido para ser a sede da nova paróquia, que por votação das famílias, recebeu o nome de São José.

Muitas dessas famílias fizeram parte do movimento dos Queixadas, que liderou uma greve na fábrica de cimento de Perus nas décadas de 1960 e 1970 em busca de melhores condições de trabalho e de qualidade ambiental.

“Além do pó de cimento que levou muitas pessoas à morte prematura por problemas respiratórios, alérgicos e cancerígenos, outros ficaram com sequelas crônicas de saúde”, recordou Benedita da Silva dos Santos Soares, a Ditinha, paroquiana.

Judite comentou que neste ano houve intensa participação dos fiéis na festa do padroeiro. A mesma percepção teve Juliana de Castro, que destacou a presença da juventude tanto nas celebrações quanto nos trabalhos da quermesse. “É gratificante ver a juventude envolvida nas atividades junto com os pais. Isso dá uma alegria1”.

Ao longo do domingo, centenas de fiéis participaram das missas na Paróquia e também da procissão festiva que precedeu a solene missa de enceramento, que também pode ser vista pela web-tv saojose.perus, trabalho desenvolvido pela Pascom paroquial.

Na Paróquia São José, na Vila Palmeiras, a festa do padroeiro, entre os dias 10 e 19, foi concluída com a realização de três missas, carreara e uma procissão, além do tradicional bolo de São José e um almoço festivo no salão paroquial.