Por uma comunição eficaz nas paróquias e comunidades

A A
<p>Formação sobre Diretório de Comunicação leva lideranças comunitárias a Paróquia São José, no sábado, 18</p>
Publicado em: 23/04/2015 - 17:15
Créditos: Juçara Terezinha

No sábado, 18, a Pastoral da Comunicação da Região Brasilândia (Pascom) promoveu na Paróquia São José, em Perus, um encontro de formação sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Documento 99 da CNBB.

O estudo foi conduzido pelo Padre Cilto José Rosembach, assessor regional da Pascom, que apresentou a estrutura do Diretório, que está baseado em quatro eixos: Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade, abordando a comunicação e a Igreja em um cenário mundial de mudanças.

O Padre lembrou que o Diretório desafia os agentes de pastoral a uma atualização diante da realidade, especialmente com o fenômeno das novas mídias. Lembrou, ainda, que o documento apresenta de forma objetiva os princípios norteadores para a comunicação na Igreja, além de dicas para uma possível prática comunicacional.

Na avaliação do Padre Cilto, o estudo do tema foi uma novidade para a maioria dos participantes do encontro, sendo, assim, indispensável que as equipes de comunicação das comunidades, das paróquias e as pastorais conheçam o Diretório. Nesse sentido, já um indicativo para que a mesma formação seja realizada em outros setores e paróquias.

Para Anderson Braz, coordenador regional da Pascom, a riqueza de conteúdo e as pistas concretas que o Diretório apresenta potencializam o trabalho das equipes de comunicação das paróquias. “Por isso vale apena ampliar essa reflexão para as paróquias e equipes interessadas em fazer comunicação”, comentou.