Jovens realizam semana missionária na Vila Miriam

A A
O Grupo de Animação Missionária, pertencente ao projeto Ação Missionária Salesiana, realiza visitas aos doentes, celebrações junto à comunidade e orações com as famílias
Publicado em: 10/01/2018 - 13:30
Créditos: Redação

Renata Moraes/Pascom São Judas Tadeu

A Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Miriam, acolheu na manhã do domingo, 7, um grupo de 17 jovens missionários salesianos vindos das cidades paulistas de Pindamonhangaba e Cruzeiro. 

Até o dia 14, eles estarão no projeto Ação Missionária Salesiana, realizando visitas aos doentes, celebrações junto à comunidade e orações com as famílias. Participarão, ainda, da bênção das casas e de oficinas para crianças, adolescentes e adultos. 

Os jovens fazem parte do Grupo de Animação Missionária (GAM), pertencente ao Serviço de Animação Missionária da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. Eles têm como identidade o esforço de reviver e atualizar nas obras salesianas a cultura missionária, segundo as intuições do carisma de Dom Bosco. 

No domingo, 7, os jovens foram apresentados à comunidade durante a missa presidida por Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Blumenau (SC), e concelebrada pelos padres Antônio Leite, Pároco, e Armênio Rodrigues, Vigário Paroquial.

O Bispo enalteceu a atitude dos jovens que abriram mão das férias para viverem intensamente essa missão, como verdadeiros apóstolos e missionários de Jesus. 

Andreza de Castro Leal, 18, de Pindamonhangaba, está animada nessa sua quarta participação na missão. “A semana missionária é uma experiência que não tem igual. A gente vem sem muita expectativa e acaba sendo surpreendido”, expressou. 

Pedro Sarmento Faria, 26, de Cruzeiro, participa da Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana desde 2014. Em sua cidade, os jovens desenvolvem diversos trabalhos de animação missionária ao longo do ano. Ao participar pela terceira vez da missão, ele se considera privilegiado, também por estar como os apóstolos de Cristo, que apenas se preocupam em evangelizar. "Viver essa missão é uma imersão na experiência e nos mistérios de Deus. É o ápice do meu ano, o momento mais esperado”, comentou.

Uma programação extensa foi preparada para a semana missionária. Todos os dias, pela manhã, os jovens visitarão as casas e famílias próximas da Paróquia. Na parte da tarde, farão o oratório (momento de brincadeiras, lazer e oração) no salão paroquial. E, em todas as noites, se reunirão na igreja-matriz às 20h, para diversos momentos celebrativos: oração do Terço, adoração ao Santíssimo e missas. Após as atividades, haverá um bate -papo dos jovens com a comunidade.

 

(Com informações da Pascom da Paróquia São Judas Tadeu)