Escalando juntos, de mãos dadas

A A
Nos dias 2, 3 e 4 de setembro, os jovens de Pirituba, Araras e Alphaville se reuniram em Vinhedo para realizar o 18º encontro Escalada.
Publicado em: 09/09/2016 - 11:45
Créditos: Texto: Larissa Alves / Foto: Gabriela Vieira

 

Por Larissa Alves

Foi em busca de uma luz maior, que nos últimos dias 2, 3 e 4, jovens de Pirituba, Araras e Alphaville se reuniram em Vinhedo para realizar o 18º encontro Escalada. O retiro, que acontece anualmente, une as três localidades que apesar da distância e diferenças, compartilham do mesmo propósito: ser pessoa em clima de oração.

Durante a tarde de sábado, o encontro contou com a presença especial do Bispo Dom Devair, que orientou todos para encararem cada momento do retiro e os aprendizados que dali levaram, como um presente, o qual deve ser aberto e compartilhado com o mundo que os cercam.

Os jovens os quais realizaram o encontro pela primeira vez, os chamados “cursistas”, apresentavam variadas faixas etárias e diferentes histórias de vida, mas tinham a certeza que estavam ali por uma razão. É o caso de Raquel Barbosa, 19: “Demorei cinco anos, desde o primeiro convite, a dizer sim para o Escalada. Mas creio que o fiz no momento certo – naquele em que estava disposta a viver, de fato, o encontro” e complementa ressaltando o quanto ele transforma as pessoas: “Ao fazer com que repensem suas atitudes e tenham confiança para encarar os desafios e abraçar as oportunidades, ensina-nos a sermos pessoas melhores para o mundo e para nós mesmos”.

Gabriela Gomes, 16, revelou que agora existe “uma Gabriela antes do Escalada, e uma Gabriela depois”. Ela se afirmou mais forte, madura, determinada, limpa e totalmente pronta para poder sentir Deus nas pessoas, e ter esperança no mundo novamente. “Sentir o amor nos pequenos gestos, além de não só mostrar Deus, mas também o perceber em outras pessoas, justifica esse retiro como uma das melhores coisas que eu fiz na vida”, completou a jovem alpinista.

Embora o retiro tenha a duração de três dias, ao irem embora no domingo, os jovens não estão encerrando sua escalada – ao contrário. É aí que ela inicia-se. “Espero criar laços com  aqueles que possuem a mesma fé que eu, que acreditam na tradição da Igreja. E também, que essas pessoas me ensinem como ser melhor”, declarou Matheus Dias, 20, cursista 2016, que inclusive, ao acrescentar que o encontro significou “renovação” em sua vida, reafirmou a grande missão desse retiro de jovens evangelizando jovens: mudar vidas, e transformar histórias.