25 Anos da Comunidade São Francisco de Assis - Paróquia Santa Cruz de Itaberaba

A A
25 Anos da Comunidade São Francisco de Assis - Paróquia Santa Cruz de Itaberaba
Publicado em: 06/07/2017 - 18:15
Créditos: Tila Rossini, Aparecida Rosa Franco, Abigail Ferrari e Aparecida Rosa Franco

No último dia 24 de Junho foi celebrada a missa em comemoração aos 25 anos da Comunidade São Francisco de Assis.

Um pouco da história da comunidade..

A escolha de São Francisco de Assis como Padroeiro da Comunidade.

São Francisco de Assis foi escolhido como padroeiro da nossa Comunidade, no dia 20 de junho de 1992, após uma reunião onde foi colocado em votação o seu nome e o de Santa Clara, ambos santos de devoção da comunidade. Ele foi escolhido por sua simplicidade, humildade, amor á natureza e ao próximo, e por ser o santo que mais se assemelhou a Jesus Cristo em sua vivência, chegando a ter em seu corpo os estigmas, as marcas da crucificação.

É respeitado por outras religiões por sua fé mansidão. O amor que ele tinha pela natureza e pelos animais era digno de cantos e poesias. São Francisco de Assis tem sua posição como um dos maiores santos da fé Cristã que se firmou enquanto ele ainda era vivo, e permanece grandiosa até os dias de hoje. É o santo do amor, da paz e do bem!

Curiosidades

Várias vezes, desde quando as celebrações eram nas casas, animais como gatos e cachorros, entravam e ficavam ao lado do altar durante toda a celebração. Isso ainda acontece, algumas vezes, de recebermos a visita de algum cachorro que passando na rua resolve entrar e ficar num canto quietinho. Tudo a ver com São  Francisco.

As pessoas respeitam muito o amor de São Francisco pelos animais, por isso durante o nosso tríduo, no dia da bênção dos animais, recebemos todo tipo de bichinhos, como, cachorros, gatos, cabritinha, tartaruga, hamster, papagaios, calopsitas, e outros.

Peculiaridade

A comunidade São Francisco de Assis, embora tenha um padroeiro jovem, é  uma comunidade frequentada por pessoas mais maduras, com mais idade, mas que se identificam muito com a energia de São Francisco. São senhorinhas que se enfeitam para participar das celebra;;’ioes e chegam sempre com um sorriso e palavras de carinho. É frequentada por mais mulheres que homens e poucos jovens.