RESPOSTA QUE SURPREENDE - Raul Amorim

A A
25/08/2017 - 08:15

Mt. 22,34-40

Jesus está em Jerusalém, no Templo, onde ocorre um debate entre Ele e seus opositores. Os saduceus (sacerdotes do templo) não tinham tido muito sucesso no confronto e tiveram que ficar calados. O povo que acompanhava ficava maravilhado com o seu ensinamento. Hoje temos o debate com os fariseus.

Mt. 22,34-36: Quando ouviram que Jesus havia fechado a boca dos saduceus, os fariseus se reuniram em grupo. E um deles para por Jesus à prova, lhe perguntou: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”

A pergunta se justifica, porque os fariseus contavam 613 preceitos na lei, 365 proibições e 248 mandamentos. Era fundamental sabê-los e praticá-los todos. Era necessário estabelecer uma hierarquia para casos conflitivos e também porque o primeiro devia reger os demais. Qual seria o mais importante?

Jesus que era considerado um mestre, não se esquivou à pergunta do fariseu.

Mt. 22 37-38: Ele respondeu: “Ame o Senhor seu Deus com todo seu coração, com toda sua alma e com toda sua mente. Esse é o primeiro e maior mandamento”.

Jesus ensina um outro modo de amar o Senhor Deus. Para Jesus, amar significa cumprir a vontade do Pai, pondo a sua disposição o pensamento, o coração, as energias, a própria vida. O Evangelho mostra Jesus sempre e totalmente dirigido para o Pai (Jo. 1,18)

Jesus, melhor do que ninguém sabe quem é realmente o Deus que devemos amar e de que modo deve ser amado. Para viver este mandamento será útil de tempos em tempos, analisarmos a nós mesmos, para ver se Deus está realmente em primeiro lugar.

Mt. 22,39-40: “E o segundo é semelhante a ele: Ame seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos”.

Jesus respondendo une o amor a Deus e o amor ao próximo, ao ponto de fundi-los num só, mesmo sem renunciar a dar prioridade ao primeiro, ao qual subordina de modo estreito no segundo.

Jesus surpreende com sua resposta, definindo a única atitude com dois lados que não se podem separar: o amor a Deus e ao próximo. Ele supera o horizonte estreito da pergunta e vai mais além. O importante, na perspectiva de Jesus, não é definir qual o mandamento mais importante, mas encontrar a raiz de todos os mandamentos.

Na resposta de Jesus cada ser humano sai de si, tanto para proclamar a grande bondade do Criador, diante de quem reconhece a própria pequenez e limitação, quanto para estabelecer relações de fraternidade e justiça com os semelhantes.

Se esse amor fosse só para com Deus a coisa seria mais fácil, bastava cumprir as obrigações religiosas rezar ir à Igreja, dar o dízimo, receber os sacramentos, ouvir a Palavra... Jesus vai mais além.

O amor a Deus e ao próximo vale mais que todas as manifestações religiosas (Os. 6,6). No evangelho e Marcos diz que o doutor da lei que questiona Jesus parece ter entendido e concordado.

 

P/CEBI (Centro Estudos Bíblicos)

Raul de Amorim Pires> raul4ap@gmail.com