Reflexão de Raul de Amorim

A A
05/06/2015 - 00:15

Crítica aos Doutores da Lei

Ao longo dos séculos, a esperança messiânica foi crescendo, tomando várias formas. Quase todos os grupos e movimentos da época de Jesus esperavam a chegada do Messias, mas os comentários a respeito eram variados. No evangelho de hoje Ele questiona os doutores com relação ao ensino sobre a esperança messiânica.

A propaganda oficial do governo e dos doutores da Lei dizia que o Messias viria como filho de Davi. Era o jeito de ensinar que o messias seria um grande rei, forte e dominador. Foi esse o grito do povo quando da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém: “Bendito o Reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto do céu!” (Mc11,10) Assim também gritou o cego de Jericó: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!” (Mc 10,47) Em nossos dias por ocasião do Domingo de Ramos nós também aclamamos: “Hosana ao Filho de Davi”!

Jesus questiona este ensinamento dos doutores com base na própria Bíblia. Ele cita um salmo de Davi: “O Senhor disse ao meu Senhor: Sente-se à minha direita, até que eu coloque seus inimigos debaixo dos seus pés!” (Sl 110,1) E Jesus acrescenta: “Se o próprio Davi o chama de Senhor. Então como pode ele ser seu filho?

O título “filho de Davi” indicava a origem e o projeto do Messias: o descendente iria refazer a família real e a glória do reino de Davi. Jesus critica essa concepção de Messias. Ele está acima de Davi e não veio instaurar uma monarquia. Jesus não concordava com a idéia de um messias glorioso, que viria para dominar e se impor sobre todos os inimigos.

O povo do tempo de Jesus aprendeu a dizer que Jesus era filho de Davi. A tradição dizia que era em homenagem ao rei Davi. Muitas vezes o nosso aprendizado cristão foi marcado por ensinamentos que não eram bem esclarecidos e por muito tempo fizeram parte de nossa vida. Não tínhamos coragem de questionar e isso atrapalhou bastante a nossa fé.

Marcos acrescenta que o povo gostou da crítica de Jesus: “E a numerosa multidão o escutava com prazer”. Precisamos buscar na fonte a razão da nossa esperança para termos resposta certa no seguimento de Jesus.