O Cuidado Divino - Raul de Amorim

A A
14/10/2015 - 17:00

Lc. 12,1-7

O começo da leitura deixa transparecer a grande popularidade de Jesus e o desejo do povo de encontrar-se com Ele: “Enquanto isso, milhares de pessoas se ajuntaram, de modo que uns pisavam nos outros”. (Lc.12,1ª) Essa situação nos faz lembrar também o abandono em que se encontrava o povo. “São como ovelhas sem pastor” dizia Jesus em outra ocasião quando via a multidão aproximar-se dele para ouvir sua palavra. (Mc. 6,34)

Em seguida Jesus faz um alerta: “Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”. (Lc.12,1b) Hipocrisia é a atitude que inverte os valores. É dissimular o interior com o exterior é confundir ao invés de esclarecer. Mostra uma casca bonita que encobre a podridão por dentro. No caso dos fariseus a hipocrisia era a casca aparente da fidelidade máxima à palavra de Deus que escondia a contradição da vida deles. Falavam mas não viviam. Eram incoerentes. Um fermento que penetra e corrompe toda massa.

“Não há nada de encoberto que não venha a se descobrir, nem de escondido que não venha a se conhecer”. (Lc.12,2) Alertando contra a hipocrisia dos fariseus, Jesus apela para que ninguém tenha medo de testemunhar o compromisso em toda e qualquer hora. É convite e advertência. Convite a partilhar o bem aprendido; advertência de que um dia serão arrancadas marcaras e disfarce. Devemos ter medo de esconder ou negar a Verdade pois isto nos afasta de Deus.

“Não se vendem cinco pardais por dois centavos? E, no entanto, nenhum deles fica esquecido diante de Deus”. (Lc.12,6) Pardais é a mais familiar das aves, encontrando-se em todos os locais habitados por pessoas no campo e na cidade. As migalhas, insetos e minhocas são a base de sua alimentação. Muito comum nos tempos de Jesus. Os pobres da época os comiam como alimentos, eram vendidos nas feiras por um preço insignificante. Jesus sabia disso.

Todos nós já nos sentimos como pardais. Quando estamos passando por dificuldades, somos levados a sentir que não temos nenhum valor, que ninguém se importa com a gente somos apenas um “Zé ninguém” neste mundo.

Jesus nos assegura que Deus se importa com todos até mesmo os “pardais”. Toda pessoa tem valor para Deus. Somos amados, conhecidos e protegidos. O que para nós muitas vezes é algo sem valor e pouco significado nas mãos do Pai transforma-se em algo valoroso e de grande significado. Jesus, o Mestre mais uma vez utiliza a vida para explicar a Bíblia!

Jesus quer nos ensinar que não viemos ao mundo como um projeto falido, nem fomos esquecidos pelo Pai. Estamos aqui porque somos importantes. Deus se importa com a gente. Deus cuida de nós. “Não tenham medo, porque vocês valem mais que muitos pardais”.