O amor em primeiro lugar - Raul de Amorim

A A
02/06/2017 - 00:15

Jo.21, 15-19

Estamos nos últimos dias antes da festa de Pentecostes.  Os evangelhos trazem os últimos versículos do Evangelho de João. As leituras de hoje e de amanhã trazem o ultimo encontro de Jesus com os discípulos.

Jo.21,15: Depois de terem comido, Jesus disse a Simão Pedro. “Simão filho de João, você me ama mais do que estes outros?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu sou teu amigo”. Jesus disse: Alimente os meus cordeiros.

É interessante observar que Jesus não pediu um “currículo” a Pedro como prova da sua capacidade. Pedro recebe a tarefa de cuidar das ovelhas, ou seja, os membros da comunidade. Mas fica claro que as ovelhas não lhe pertencem. Jesus diz: “Cuide de minhas ovelhas” Uma antiga fábula diz que a essência do ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais fundamental do que a razão e a vontade.

Jo.21,16: “De novo Jesus disse a Pedro: “Simão, filho de João, você me ama? Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que sou teu amigo”. Jesus disse: “Tome conta de minhas ovelhas”.

O amor deve ser o centro da missão. Jesus não perguntou a Pedro se Pedro tinha estudado exegese, teologia moral ou direito canônico. A formação é importante, mas o mais importante é o mandamento do amor. É na fidelidade a Jesus e a sua obra que tanto Pedro como todos que exercem na comunidade ministérios de liderança e os cristãos em geral encontrarão fonte e o sustento de seu testemunho.

Jo.21,17: Pela terceira vez, disse Jesus a Pedro: “Simão,filho de João, você é meu amigo?” Então Pedro ficou triste, porque na terceira vez Jesus lhe havia perguntado se era seu amigo. E disse a Jesus: “Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu sou teu amigo”. Jesus lhe disse: “Alimente as minhas ovelhas”.

Apesar de não corresponder plenamente à intensidade do amor pedida por Jesus, Pedro recebe dele a tarefa. A vida de Jesus foi marcada pelo sentimento do amor: “Ele que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. (Jo. 13,1)

Para as comunidades do tempo de João Evangelista a força que as sustentava e as mantinha unidas não era só a doutrina, mas antes de tudo o Amor.

Amar é antes de tudo uma experiência profunda de relacionamento entre pessoas onde existe uma mistura de sentimentos e valores. Isso é comunidade! Foi o testemunho do amor que provocou a conversão dos pagãos conforme relato do livro de Atos (cap.2 e 4) “Vejam como eles se amam!

Jo.21,18-19: “Eu lhe garanto: Quando você era mais jovem, se preparava e ia para onde queria. Quando você ficar velho, estenderá as mãos e outro vai prepará-lo e levá-lo para onde você não quer ir”. Jesus falou isso, indicando com que tipo de morte Pedro glorificaria a Deus... E completou: “Siga-me”.

O versículo 18 fala a respeito do martírio de Pedro. O versículo 19 termina com a fórmula pela qual Jesus convida alguém a se tornar seu discípulo (Jo.1,43) . Para aprofundar melhor o evangelho podemos comparar o capítulo 21 de João (que contem a leitura de hoje) com o capítulo 5 do evangelho de Lucas.  Lá encontramos também um relato de pesca miraculosa    (Lc. 5,1-11)  que termina com um convite para seguir Jesus.

O ambiente é o mesmo. A pesca. Na leitura de hoje Pedro é chamado a segui-lo até a morte. Para entender melhor vamos recordar Jo. 14,36: Simão Pedro disse a Jesus: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu: “Para onde eu vou você não pode me seguir agora. Mais tarde você me seguirá”.