Não se perturbe o vosso coração - Cônego Celso Pedro da Silva

A A
14/05/2017 - 00:15

At 6,1-7; Sl 33; 1Pd 2,4-9; Jo 14,1-12

“Não se perturbe o vosso coração”, nos diz Jesus no Evangelho. Por que se perturbaria o nosso coração? Por causa da insegurança que sentimos em relação ao que vem pela frente. Temos medo de errar. Será que vai dar certo? É um pergunta constante. Temos medo porque nos sentimos inseguros em relação ao fim e, então, o nosso coração fica perturbado. Ouvimos, porém, Jesus a nos dizer: “Não se perturbe o vosso coração”. - Acreditem em mim como acreditam em Deus. Vou dizer a vocês alguma coisa verdadeira e se não fosse verdadeira não a diria. Fiquem tranquilos em relação ao fim, ao fim último, ao término da existência. Na casa de meu Pai há muitas moradas e eu vou preparar um lugar para vocês, para que vocês estejam onde eu estiver.

Fiquemos, pois, tranquilos. O fim está garantido. Realmente passaremos desta para melhor, como se costuma dizer. E muito melhor. Acreditemos porque foi Jesus quem disse. Ele preparou um lugar para nós lá do outro lado, na eternidade de Deus, na casa do Pai. Nenhum medo, portanto, quanto ao fim.

Mas, e quanto aos meios? E se errarmos o caminho? E se procurando atalho encontrarmos trabalho e perdermos o fim? Mais uma vez, Jesus nos responde e nos assegura sobre o caminho para que fiquemos em paz. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ele é o verdadeiro caminho que leva para a vida. O fim está garantido. O caminho está à nossa disposição. Entremos por ele para chegarmos ao Pai. Estando em Cristo, estamos no Pai e temos meios e fim garantidos. Já não se perturba o nosso coração.

O passo seguinte depende de nós, sempre ajudados pela graça de Deus. É São Pedro quem nos exorta: “Aproximem-se do Senhor, pedra viva rejeitada pelos homens”. Aproximemo-nos. Acolhamos a Palavra para que a pedra escolhida se torne pedra de um novo edifício e não pedra de tropeço e de queda. Unidos a Cristo nós nos dispomos a construir um mundo novo com pedras escolhidas e nos dispomos a retirar do caminho as pedras de tropeço para que não caiam os que querem chegar ao fim, à casa do Pai. Não será confundido aquele que confiar na Pedra que Deus colocou em Sião. Não ficará perturbado nem será confundido.

Juntemo-nos a estes e a estas que desde o princípio aceitaram a fé. Somemos com estes homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria que se dispuseram a servir às mesas para salvaguardar a harmonia. Somemos também com quem se dedica inteiramente à oração e ao serviço da Palavra.

Jesus ressuscitado, o bom Pastor, prepara-se para partir e nos deixa suas últimas recomendações. “Não se perturbe o vosso coração”.