Nada te perturbe

A A
30/04/2015 - 10:00

O capítulo 14 de João é a seqüência do longo discurso de despedida. Jesus está prestes a concluir sua missão no meio das pessoas. Por isso Ele inicia uma catequese para os discípulos n reconheçam a sua nova forma de ser presença na vida das pessoas. O ambiente era de insegurança e perturbação.  O que irá acontecer?

Nada te perturbe.  A leitura começa com uma palavra de ânimo: “Que o coração de vocês não fique perturbado. Vocês acreditam em Deus; acreditem em mim também” (Jo.14,1) Em seguida mais uma palavra animadora: “Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu lhes teria dito; porque vou preparar um lugar para vocês”.(Jo.14,2) Ele assegura que jamais os abandonará e que vai preparar um lugar onde todos viverão tranqüilos.

Como são reconfortantes essas palavras!  Elas ajudam a superar o medo, as perturbações, as divergências. Jesus acalenta o coração dos discípulos. E em nossos dias?

Vivemos sacudidos pela agitação, pela violência, pelo ativismo frenético que nos levam a perda de valores. Vivenciamos guerras, violências de todo gênero, famílias destruídas, intolerância religiosa. Vivemos numa sociedade hostil.  Essa realidade nos causa medo e insegurança. As palavras de Jesus na leitura de hoje são indispensáveis.

Jesus é o verdadeiro caminho para a vida. A comunidade que segue Jesus não caminha para o fracasso, pois o objetivo é a vida. O importante é aceitar Jesus como revelação do Pai e que por amor a Ele, tenhamos atitudes de compreensão, de serviço e de amor.

Na festa do dia do Trabalho e do Trabalhador, nesta primeira sexta-feira do mês quero colocar no Coração de Jesus todos os trabalhadores e trabalhadoras para que tenham coragem e perseverança no mundo do trabalho. Termino a meditação de hoje lembrando Santa Tereza     D Ávila: “Nada te perturbe/ Nada te amedronte/ Tudo passa/ A paciência tudo alcança/A quem tem Deus, nada falta”.

Raul de Amorim
raumorim@yahoo.com.br

CEBI (Centro de Estudos Bíblicos)