'MARIA, MARIA É UM DOM' - Raul Amorim

A A
08/12/2017 - 08:45

Lc. 1,26-38

Hoje celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição. O olhar de Deus se volta para uma jovem mulher. Ao contrário de Zacarias, que era sacerdote e pouco sensível à novidade da intervenção divina, Maria de Nazaré acolhe o desafio que lhe é proposto. O evangelista Lucas nos ajuda na reflexão.

Lc. 1,26-27: No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi.  

Lucas apresenta as pessoas e os lugares: Uma jovem chamada Maria, prometida em casamento a um homem, chamado José, descendente de Davi. Nazaré, uma aldeia na Galiléia. O centro era Judéia e Jerusalém. O anjo Gabriel significa Deus é forte. O nome Maria significa amada de Javé ou Javé é o meu Senhor.

A história da visita começa com a expressão: “No sexto mês” Trata-se do “sexto mês” da gravidez de Isabel, parenta de Maria, uma senhora já em idade avançada e, portanto precisando de ajuda. A necessidade concreta de Isabel é o “pano de fundo” deste trecho.

Lc. 1, 28-29: Entrando onde ela estava, o anjo lhe disse: Alegre-se cheia de graça: o Senhor está com você! Ao ouvir isso, Maria ficou confusa e se perguntava o que esta saudação querida dizer.

Foi no Templo que o anjo apareceu a Zacarias. A Maria ele aparece na casa dela. A Palavra de Deus atinge Maria no ambiente da vida de cada dia. O anjo diz: “Alegre-se cheia de graça! O Senhor está com você!” Essa saudação é semelhante às palavras ditas a Moisés (Ex.3,12), a Jeremias (Jr.1,8); a Rute (Rt.2,4) e a muitos outros.

Intrigada com a saudação, Maria procura saber o significado. Ela é realista, usa a cabeça. Quer entender. A reação de Maria é muito coerente. Não aceita qualquer aparição ou inspiração. Lição muito importante para todos nós.

Lc. 1, 30-33: O anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça junto de Deus. Eis que você ficará grávida e dará à luz, um filho, e lhe dará o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi...

“Não tenha medo, Maria!” Esta é sempre a primeira saudação de Deus ao ser humano: não ter medo. Em seguida, o anjo recorda as grandes promessas do passado que vão ser realizadas através do filho que vai nascer de Maria.

É Nele que se realizará, finalmente, o Reino de Deus prometido e esse Reino não terá fim. Acabou a ansiedade! Esta é a explicação que o anjo dá a Maria para ela não ficar assustada.

Lc. 1, 34: Maria disse ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não vivo com nenhum homem”?

Maria tem consciência da missão importante que está recebendo, mas ela permanece realista. Não se deixa embalar pela grandeza da oferta e olha para si mesma: “Como vai acontecer isso?” Ela analisa a oferta a partir dos critérios que nós, seres humanos temos à nossa disposição. Pois humanamente falando, não era possível que aquela proposta da Palavra de Deus se realizasse naquele momento. A humanidade de Maria me encanta!

Lc. 1,35-37: O anjo lhe respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus. Eis que sua parenta Isabel também concebeu um filho na sua velhice. E este é o sexto mês daquela que era chamada estéril. Porque para Deus nada é impossível”.

O Espírito Santo presente na Palavra de Deus desde o dia da Criação, consegue realizar coisas que para nós parecem impossíveis. Quando a Palavra de Deus é acolhida especialmente pelos pobres sem estudo, algo novo acontece pela força do Espírito Santo.

 Algo tão novo e tão surpreendente como um filho nascer de uma virgem ou como um filho nascer de Isabel, uma senhora já de idade, da qual todo mundo dizia que ela não podia engravidar.

Lc.1,38: Então Maria disse: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim como você me disse”. E o anjo a deixou.

A resposta do anjo clareou tudo para Maria. Ela se entrega ao que Deus estava pedindo. Maria usa para si o título de Serva, empregada do Senhor. O título vem do profeta Isaías, que apresenta a missão do povo não como um privilégio, mas sim como um compromisso de serviço aos outros (Is.42,1-9; Is.49,3-6)

Mais tarde, Jesus o filho que estava sendo gerado naquele momento, definirá sua missão: “Assim o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a própria vida como resgate por muitos”. (Mt.20,28)

Vamos pensar: Como este texto nos ajuda a descobrir as visitas de Deus em nossa vida?

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim Pires> raul4ap@gmail.com