Jesus é mais forte... - Raul de Amorim

A A
09/10/2015 - 00:00

Lc. 11,15-26

A leitura de hoje nos traz uma longa discussão a respeito da expulsão de um demônio mudo que Jesus acabava de realizar diante do povo. Diante desse fato temos três reações diferentes: Uns ficaram admirados e aplaudiram. Outros diziam: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios” (Lc.11,15) Alguns  pensam que o êxito do exorcismo não basta para acreditar que ele é o Messias, pois outros exorcistas tinham poderes semelhantes. Queriam um sinal celeste.

Jesus rebate as acusações: Se o demônio expulsa outro demônio, ele se divide em si mesmo e não é tão forte como se imagina. Com a chegada de Jesus o reino de Belzebu entra em declínio. Lembremos que Jesus expulsou sete demônios de Maria Madalena. Jesus é muito mais forte que Belzebu!

 O primeiro impacto que a ação de Jesus causava no povo era a expulsão dos demônios: “E todos se admiraram, a ponto de perguntarem uns aos outros: O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade! Ele dá ordem até aos espíritos impuros, e eles lhe obedecem!” (Mc.1,27) Era uma das principais causas de briga entre Jesus e os escribas. Eles o caluniavam dizendo: “Ele está possuído por Belzebu... (Mc 3,22)

 É interessante observar que o primeiro poder que Jesus dá aos apóstolos quando os envia em missão é de expulsar os demônios: “Então chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois. E deu-lhes autoridade sobre os espíritos impuros. (Mc. 6,7)  

A cura realizada por Jesus é a mostra mais visível da chegada do Reino de Deus, que faz seres humanos libertos e responsáveis. Jesus libertou aquele homem de um poder maligno que contrariava a vontade de Deus. E o homem começou a falar! Muitas vezes engolimos nossos problemas. Não conseguimos botar para fora. Não conseguimos nos abrir para uma pessoa de confiança e nem para Deus. O demônio mudo não deixou! O medo tomou conta da gente.

A mensagem é que Jesus tem poder de expulsar o espírito de mudez que nos causa tantos sofrimentos. Para que isso aconteça plenamente, é preciso enfrentar o mal, destruidor da vida e da liberdade. Jesus é mais forte que Satanás. Recusando Jesus e o Reino de justiça que ele traz, as pessoas ficam entregues a uma alienação maior do que aquela em que se encontravam antes.  Lembremos do recado de Jesus: Estar vigilantes porque o mal pode retornar com mais força. (Lc 11,24-26)

O poder do mal, o Satanás, que coloca tanto medo no povo, Jesus o venceu, dominou, amarrou, destronou, derrotou, expulsou, eliminou. Ao cristão é proibido ter medo de Satanás! Pela sua ressurreição e pela sua ação libertadora, Jesus afasta de nós o medo, arranca o espírito de mudez, cria liberdade no coração, firmeza na ação e esperança no horizonte! Devemos caminhar na estrada de Jesus.