EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ> Raul Amorim

A A
14/09/2018 - 08:15

Jo. 3,13-17

O título “Exaltação da Santa Cruz” chama atenção, pois destaca o grande paradoxo da nossa fé. Foi exatamente através da Cruz, o mais terrível entre os suplícios que veio a salvação. O trecho escolhido para esta celebração é do evangelista João.

Jo. 3,13-15: “E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. E da mesma forma que Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é preciso que o Filho do Homem seja levantado para que todo aquele que nele acreditar tenha a vida eterna”.

O evangelista faz memória do livro dos Números: “Moisés fez, então, uma serpente de bronze e a colocou no alto do mastro. Quando alguém era picado por uma serpente, olhava para a serpente de bronze e ficava curado”. (Nm. 21,9) Para muitos povos, a serpente representava uma divindade da fertilidade ou da cura.

Jesus afirma ser necessário que ele também fosse levantado para salvar os que haveriam de acreditar nele. A força salvadora do Filho erguido na cruz era uma clara manifestação da presença do Pai em sua vida. Na cruz, o Filho revela sua mais absoluta fidelidade ao Pai.

No mistério pascal da vida-morte-ressurreição de Jesus verifica-se o que Paulo proclama aos Coríntios: “Deus, no entanto, escolheu o que é loucura no mundo, para desacreditar os sábios. E Deus escolheu o que é fraqueza no mundo para desacreditar os fortes. E Deus escolheu o que é insignificante e sem valor no mundo, coisas que nada são para reduzir a nada as coisas que são”. (1Cor.1,27-28)

Jo. 3,16-17: “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que não morra quem nele acredita, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

Paulo descobriu que pregar Cristo sem a Cruz era esvaziar a evangelização. Assim declara à comunidade: “Pois entre vocês eu decidi não saber nada além de Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado”. (1Cor.2,2)  A Cruz de Cristo é inseparável de sua vida, pois é a conseqüência dela. Mas, a Cruz também não se separa da ressurreição, pois ela é o resultado de tal coerência e fidelidade.

Olhar para a Cruz com um olhar de esperança e fé, é um grande desafio, porque os olhos da carne vislumbram apenas um homem derrotado, esmagado, destruído pelo poder do mal, mas o olhar da fé sabe vislumbrar, além do fracasso a glória que envolveu Jesus, no preciso momento em que o Pai foi glorificado, porque seu amor, presente no mistério, oculto desde toda eternidade, agora se torna visível.

A exaltação da Santa Cruz tem como objetivo glorificar Jesus pelo seu testemunho incondicional ao querer do Pai. Só é capaz deste gesto quem acolheu a salvação de que é portadora, e deseja mostrar-se agradecido a Jesus, por tamanha prova de amor.

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim Pires raul4ap@gmail.com