Eu sou a porta, quem entrar por mim será salvo - Cônego Celso Pedro da Silva

A A
07/05/2017 - 00:15

Jo 10,1-10

“Andávamos como ovelhas desgarradas, mas agora nos voltamos ao pastor e guarda de nossas vidas”, nos diz hoje São Pedro. Já não somos ovelhas desgarradas, sem objetivo e sem rumo, porque Jesus, o Bom Pastor, cuida das nossas vidas e as guarda. Sabemos o que queremos, sabemos para onde vamos e sabemos onde estamos, graças à obra redentora do Bom Pastor. Jesus ressuscitado é o Bom Pastor. Estamos exatamente no centro do tempo pascal, iniciando a quarta semana, quando encontramos o ressuscitado e o identificamos como o Bom Pastor. Não há titulo maior nem melhor do que este para Jesus, nosso Senhor. E com ele são pastores os que participam na Igreja do ministério ordenado, bispos, presbíteros e diáconos, e são pastores todos os fiéis batizados, voltados para a humanidade e ocupados na busca do bem estar de todos e no supremo bem que é a salvação eterna.

No Evangelho, Jesus fala do redil ou do aprisco, que é um lugar fechado, onde se guardam animais, como as ovelhas de um rebanho. O pastor deixa lá as ovelhas sob a guarda de um porteiro e volta pela manhã para sair com o seu rebanho. Muitos pastores dormiam na própria entrada do redil. Falando a seus ouvintes, Jesus destaca a porta do redil e diz num primeiro momento que o verdadeiro pastor entra pela porta. Quem não é pastor, entra por outro lugar, mas esse é ladrão e assaltante. Procura uma entrada sem vigia para poder roubar e matar. Ele quer a vida das ovelhas. O bom pastor também quer a vida das ovelhas, mas para que vivam plenamente. O porteiro lhe abre a porta, as ovelhas reconhecem a sua voz quando as chama pelo nome, e o bom pastor as leva para fora. Ele faz com que elas saiam, diz o texto. Ele as leva à liberdade, do canto estreito para o espaço largo. Ele caminha à frente e, como bom discípulo, o rebanho o segue.

Escreve o evangelista que não entenderam bem o que Jesus queria dizer com esta pequena história, que ele chama de “enigma”. Jesus então continua e diz agora que ele é a porta das ovelhas. Antes disse que o bom pastor entra pela porta. Agora diz que o bom pastor é a porta. Serão verdadeiramente livres aqueles que entrarem e saírem por ele, através dele. Estes serão salvos e terão vida em abundância. Todos os que vieram antes dele são aqui chamados de “ladrões e assaltantes”, numa expressão forte, mas não pejorativa, porque não podiam transmitir a vida que dura para sempre. Só o Cristo ressuscitado, o Bom Pastor de nossas vidas, pode nos garantir a ressurreição na eternidade. Que não nos faltem pastores dedicados como Cristo, o Bom Pastor!