Eles se levantaram e voltaram para Jerusalém - Cônego Celso Pedro da Silva

A A
30/04/2017 - 00:15

Lc 24,13-35

Passado o Sábado, no primeiro dia da semana, os discípulos começavam a se dispersar. Dois deles, que eram de Emaús, voltavam para casa entristecidos. Comentavam os acontecimentos. Como nós, quando nos encontramos falamos do que está acontecendo. Eles comentavam o que tinham visto e davam sua interpretação, acreditando estarem certos. Jesus, porém, tinha ressuscitado, e eles não sabiam. No caminho, na estrada que percorriam, Jesus se aproxima e entra na conversa com a pergunta: “Do que vocês estão falando?” Falavam do que todo mundo falava, do que havia acontecido e que eles presenciaram. “Só você não sabe o que aconteceu?” perguntam eles a Jesus. Ora, quem sabia o que realmente tinha acontecido era Jesus, e sabia-o em profundidade. Os demais teciam comentários de superfície. É o que acontece conosco. Os acontecimentos da vida são comentados sem receberem a devida interpretação. Nem sempre vemos que o fato está dentro de um contexto e o contexto inclui um projeto de Deus. Não foi assim com José do Egito, quando o jogaram num poço e o venderam como escravo? O que veio depois? Não se tornou ele o salvador de seus irmãos que quiseram matá-lo por ciúmes? Não disse também Pilatos que por ciúmes queriam matar Jesus? Os acontecimentos precisam da luz da Palavra de Deus para ser bem interpretados. E foi o que aconteceu com os discípulos de Emaús.

Começando por Moisés e passando pelos Profetas, Jesus explicou aos dois discípulos as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. É assim que lemos a Bíblia. Partindo dos acontecimentos da vida de cada dia, procuramos luz e sentido na revelação que Deus nos oferece nas palavras das Escrituras. Lemos, aprofundamos e aplicamos à nossa realidade de vida.

Os discípulos sentiam o coração arder quando ele lhes explicava as Escrituras, mas não sabiam que estavam com Jesus Ressuscitado. Viram que era ele depois que o acolheram e convidaram-no a pernoitar em sua casa, pois já era tarde. Sentando à mesa, Jesus mesmo tomou a iniciativa de partir o pão. Foi mais do que uma simples partilha feita pelos discípulos. Foi a Eucaristia feita por Jesus, e nela abriram-se os olhos dos discípulos. Dos acontecimentos à Escritura, da Escritura à Eucaristia, da Eucaristia à Missão. Jesus desaparece, eles se levantam e voltam à Jerusalém para anunciar que o reconheceram ao partir o pão. Desfazem o caminho errado. Convertem-se e convertem o trajeto. Vão agora de Emaús para Jerusalém. Desfazem o que tinham andado e o fazem rapidamente. Não deixam para o dia seguinte.