De nada adianta o culto, se o coração está longe de Jesus - Diácono Mario Braggio

A A
07/02/2017 - 00:15

Mc 7,1-13

Fariseus e mestres da Lei, vindos da capital, questionam Jesus a respeito do comportamento de alguns dos seus seguidores, contrário à tradição dos antigos, segundo eles. Seu objetivo, na realidade, é constatar se o Mestre está corrompendo os seus discípulos, encorajando-os a não observarem a Lei. Influenciados por boatos, receiam que os ensinamentos de Jesus não se enquadrem nos padrões do sistema religioso então vigente.

Banhar-se, lavar as mãos e objetos, naquelas situações, não era só uma questão de higiene. Frutos de preconceitos (contato com coisas e com pagãos, por exemplo), tais costumes pretendiam impedir a impureza daqueles que os praticavam. Ao longo do tempo, haviam se tornado gestos exteriores e ostensivos, mecânicos e repetitivos, distanciando-se do sentido da Lei. Além disso, lustravam o orgulho daqueles que os praticavam, que se consideravam melhores do que os demais, desprezando-os.

Parece que os arguidores não foram nem um pouco discretos. Com o objetivo de desmascarar Jesus, devem ter-lhe falado de maneira que todos os que se encontravam por ali pudessem ouvi-los e, mais ainda, ouvir a resposta que Jesus lhes iria dar, para poder incriminá-lo.  Mais uma entre tantas arapucas às quais o Senhor foi impelido...

Contudo, o tiro saiu pela culatra. Jesus revela os seus desígnios ocultos, demonstrando com clareza que eles, tão piedosos, distorciam a Lei, interpretando-a segundo os seus interesses particulares, a ponto de serem impiedosos com os próprios pais. Ou seja, a tradição que tanto prezavam podia ser manipulada inescrupulosamente.

Jesus nos liberta de tudo aquilo que aprisiona, constrange, amarra, oprime. Liberta-nos, sobretudo, das ideologias que legitimam o domínio de uns sobre os outros.

Infelizmente, essa postura de fariseus e mestres da Lei persiste ainda hoje nas nossas comunidades. Fiquemos atentos, pois tradições humanas e costumes não podem pretender impugnar ou distorcer a vontade de Deus.