Darás a tua vida por mim? - Diácono Mario Braggio

A A
11/04/2017 - 00:15

Jo 13,21-33.36-38

«Em verdade, em verdade vps digo, um de vós me entregará» (Jo 13,21). «Eu lhe garanto: antes que o  galo cante, você me negará três vezes» (Jo 13,38). Jesus intuiu o que, de fato, veio a acontecer. Ele experimentou uma das realidades humanas mais tristes: a infidelidade e a traição dos amigos mais íntimos.

Judas e Pedro conviveram com o Mestre, desfrutaram da sua companhia, ouviram a sua Palavra, foram testemunhas oculares de todo o bem que ele fez; mesmo assim o traíram e o renegaram. Nós somos rápidos para julgar e censurar as atitudes deles; contudo, sabemos que o que eles fizeram repetiu-se ao longo dos séculos e acontece ainda hoje.

Acontece ainda hoje comigo e com você quando nos distanciamos do Caminho,  quando distorcemos a Verdade e quando assumimos valores contrários à Vida. Traímos  Jesus quando, ao invés de nos colocarmos a serviço, buscamos a satisfação dos nossos próprios interesses e necessidades. Renegamos Jesus quando deixamos de lado os valores do Reino e nada fazemos para a sua construção. Abandonamos Jesus quando rompemos com o grupo, afastamo-nos da comunidade e permitimos que o Mal ocupe o centro da nossa vida.

A proximidade da morte e o sentimento da traição deixaram Jesus perturbado. Quem de nós já não passou por isso? O Papa Francisco já alertou mais de uma vez sobre o mal que as fofocas causam à Igreja. Nós, que vivemos em comunidade, sabemos quanto o diz-que-diz, o mexerico e a mentira são capazes de magoar, prejudicar e afastar as pessoas. Mesmo passando por um momento tão difícil, Jesus não deixa de tratar os discípulos compreensiva e carinhosamente chamando-os de “filhinhos”.

Aproveitemos esta Semana para rever as nossas atitudes. Quantas vezes nos afastamos; não cumprimos o prometido; somos infiéis aos nossos projetos; nos momentos em que mais precisam de nós, fraquejamos e nos escondemos.