CURA DO LEPROSO> Raul Amorim

A A
29/06/2018 - 00:00

Mt. 8, 1-4

A leitura de hoje mostra que a ação de Jesus na cura do leproso é ao mesmo tempo expressão de sua misericórdia para com quem sofre, e de oposição às pessoas que produzem a exclusão sofrida pelos leprosos, por razões de saúde e religião.  

Mt.8,1: Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões o seguiam.

Parece que Jesus caiu nas graças do povo. Mateus no capítulo quatro ilustra melhor: Sua fama se espalhou por toda Síria. E conduziam a ele todos que estavam doentes, sofrendo de diversas enfermidades e dores... E ele os curou. Numerosas multidões o seguiram vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e do outro lado do Jordão. (Mt.4,24-25) O compromisso com a vida e com a justiça do Reino atrai as pessoas.

Mt.8,2: Eis que um leproso se aproximou e prostrou-se diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tens o poder de me purificar”.  

Um leproso chega perto de Jesus. Era um excluído. Devia ficar afastado. Quem tocasse nele ficava impuro também!  Por isso, os leprosos deviam viver afastados (Lv. 13,45-46). Mas aquele leproso teve muita coragem. Violou as normas da religião para poder chegar perto de Jesus.  

Diante de Jesus o doente diz: “Senhor se queres, podes curar-me”! Ou seja: “Não precisas tocar-me! Basta o Senhor querer para que eu fique curado! ” A frase revela duas doenças: a doença da lepra que o deixava impuro e a doença da solidão a que era condenado pela sociedade e pela religião.

O versículo também revela a profissão à divindade de Jesus (Senhor) ou de alguém que reconhecia um “mistério” na pessoa de Jesus. Os leprosos eram as pessoas mais excluídas da sociedade, evitadas por todos. Além disso a religião da época ensinava que um leproso era impuro diante de Deus.

Mt.8,3: Jesus estendeu a mão e, tocando nele disse: “Eu quero. Fique purificado”. Imediatamente ele ficou purificado da lepra.

Jesus cura as duas doenças. Primeiro para curar a solidão toca o leproso. É como se dissesse: “Para mim, você não é um excluído. Eu o acolho como irmão”. Em seguida, cura a lepra dizendo “Eu quero! Fique purificado”!

O leproso, para poder entrar em contato com Jesus, tinha desobedecido as normas da lei. Da mesma forma, Jesus para poder ajudar aquele excluído e, assim revelar um rosto novo de Deus, transgride as normas da religião e toca no leproso.

Mt.8,4: Então Jesus lhe disse: “Não conte a ninguém. Mas vá apresentar-se ao sacerdote e leve a oferta que Moisés ordenou, como prova para eles”.

Naquele tempo, para um leproso poder ser readmitido na sociedade, ele precisava ter um atestado de cura confirmado por um sacerdote. É como hoje. O doente que está internado só pode sair do hospital com a “alta” assinado pelo médico de plantão.

Jesus ordenou ao doente a buscar o documento, para que ele pudesse conviver normalmente. De certa forma “obrigou” as autoridades a reconhecer que o homem tinha sido curado.

Para levar a Boa Nova de Deus ao povo, não se deve ter medo de transgredir normas religiosas que são contrárias ao projeto do Reino e que impedem a fraternidade. Mesmo que isto traga dificuldades para a gente, como trouxe para Jesus.

A ação de Jesus é ao mesmo tempo expressão de sua misericórdia para com quem sofre, e de oposição às pessoas e estruturas que produzem a marginalização e exclusão.

Para pensar: Em nome da Lei de Deus, os leprosos eram excluídos e não podiam conviver. Hoje na Igreja existem costumes e normas que marginalizam pessoas e as excluem da convivência e da comunhão. Qual é a sua opinião a respeito disso?

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim> raul4ap@gmail.com