CURA DO LEPROSO - Raul Amorim

A A
30/06/2017 - 08:30

Mt. 8, 1-4

A leitura de hoje mostra que a ação de Jesus na cura do leproso é ao mesmo tempo expressão de sua misericórdia para com quem sofre, e de oposição às pessoas que produzem a exclusão sofrida pelos leprosos, por razões de saúde e religião. 

Mt.8,1: Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões o seguiam...

Parece que Jesus caiu nas graças do povo. Mateus no capítulo quatro ilustra melhor: Sua fama se espalhou por toda Síria. E conduziam a ele todos que estavam doentes, sofrendo de diversas enfermidades e dores... E ele os curou. Numerosas multidões o seguiram vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e do outro lado do Jordão. (Mt.4,24-25) O compromisso com a vida e com a justiça do Reino atrai as pessoas.

Mt.8,2: Eis que um leproso se aproximou e prostrou-se diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tens o poder de me purificar”.

Um leproso chega perto de Jesus. Era um excluído. Devia ficar afastado. Quem tocasse nele ficava impuro também! Mas aquele leproso teve muita coragem. Violou as normas da religião para poder chegar perto de Jesus. Os leprosos eram as pessoas mais excluídas da sociedade, evitadas por todos. Além disso a religião da época ensinava que um leproso era impuro diante de Deus. O livro do Levítico capítulo 13 fala com detalhes sobre essa doença e como a lei era aplicada a pessoa doente. Era mais exclusão do que a solidariedade.

Diante de Jesus o doente diz: “Se queres, podes curar-me”!  Ou seja: “Não precisa tocar-me! Basta o senhor querer para que eu fique curado”! A frase revela duas doenças: 1) a doença da lepra que o deixava impuro; 2) a doença da solidão a que era condenado pela sociedade e pela religião. Revela também a grande fé do homem no poder de Jesus.

Mt.8,3: Jesus estendeu a mão e, tocando nele disse: “Eu quero. Fique purificado”. Imediatamente ele ficou purificado da lepra.

Jesus cura as duas doenças. Primeiro para curar a solidão toca o leproso. É como se dissesse: “Pra mim, você não é um excluído. Eu o acolho como irmão”. Em seguida, cura a lepra dizendo “Eu quero! Fique purificado”!

O leproso, para poder entrar em contato com Jesus, tinha desobedecido as normas da lei. Da mesma forma, Jesus para poder ajudar aquele excluído e, assim revelar um rosto novo de Deus, transgride as normas da religião e toca o leproso. Para Jesus não basta dizer que o leproso está purificado, será preciso desafiar o sistema político e religioso que mantem muita gente no abandono e no desprezo.

Mt.8,4: Então Jesus lhe disse: “Não conte a ninguém. Mas vá apresentar-se ao sacerdote e leve a oferta que Moisés ordenou, como prova para eles”.

Jesus não só cura, mas também quer que a pessoa curada possa conviver. Reintegra a pessoa na convivência. Acabou a solidão! Naquele tempo, para um leproso se novamente acolhido na comunidade, ele precisava de um atestado assinado pelo sacerdote. É como hoje. A pessoa internada só pode sair do hospital com um documento de alta hospitalar. Jesus alertou a pessoa a buscar o documento, para que ele pudesse convier normalmente.

Ao desafiar o sistema político e religioso, o próprio Jesus será visto como impuro, e terá que ficar fora da cidade. Como seguidores de Jesus devemos ter consciência do grave pecado da exclusão muito presente em nossas comunidades. São os “leprosos” de hoje. Poderíamos começar no nosso dia a dia, acolhendo com gestos cordiais, amizade e carinho as pessoas que ainda sofrem de preconceitos e até intolerância.

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos)

Raul de Amorim> raul4ap@gmail.com