Calma! Uma só coisa é necessária.- Diácono Mario Braggio

A A
05/10/2015 - 18:30

Passando por Betânia, Jesus vai à casa dos seus amigos. Ele precisa comer e descansar antes de retomar a viagem. As irmãs, cada uma à sua maneira, o acolhem com muito carinho.

Marta quer a casa limpa, em ordem e que a comida fique pronta logo; por isso põe-se a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Maria também é uma boa dona de casa, contudo, sabe que não é sempre que se recebe alguém como o Mestre; por isso, escolhe ficar bem perto dele, atenta, ouvindo o que ele tem a dizer, aproveitando ao máximo a sua presença. “Os cuidados com a casa podem esperar. Jesus não” – talvez ela tenha pensado.

Não se sabe exatamente qual era o assunto, mas, certamente, eram palavras de vida, de amor, de misericórdia.

Os afazeres de Marta deixam-na sobrecarregada. Incomodada com a situação, ao invés de dirigir-se à irmã e pedir a sua ajuda, reclama com Jesus, que lhe dá uma lição exemplar.

Marta escolheu oferecer. Porém, as suas preocupações impedem-na de se aproximar de Jesus e de ouvi-lo. Seu ativismo não lhe permite perceber que no projeto de Jesus é possível agir, sim. Mas de um jeito novo!

Maria escolheu receber. Ouvir a Palavra, antes de colocar-se a serviço, é fundamental. A “melhor parte” refere-se à melhor maneira de servir.

Você e eu somos como a Marta e a Maria. Em nós, o jeito de ser de uma às vezes (ou sempre?) se sobressai em relação ao jeito de ser da outra. Precisamos, pois, buscar o equilíbrio.

Marta nos ensina a ser o discípulo prático, que age, não perde tempo, dá o seu melhor a serviço do Reino. Contudo, Maria nos ensina que sem ouvir Jesus não há como ser apóstolo, como ser missionário. As duas nos ensinam a importância da ação e da oração/contemplação, tanto na vida pessoal quanto na vida comunitária.