Oração ecológica ecumênica - Pe. Gilberto Orácio

A A
11/09/2015 - 23:30

Bendito sejas tu, Bondoso Deus e Pai Criador, por transformares o caos num mundo organizado e habitável (Cf. Gn. 1, 1- 2) e nos iluminares com a tua verdadeira luz simbolizada na separação das trevas da luz (Cf. Gn. 1, 3 – 5). E obrigado por nos fazeres olhar os céus, obra de tuas mãos (Cf. Sl. 18, 2) e agradecê-lo por tão nobre criação.

Bendito sejas tu, ó Deus nosso Pai, por teres criado o firmamento (Cf. Gn. 1, 6 – 8) majestoso, vistoso, largo, acolhedor, assim como tu és. Obrigado por fazeres cair sobre a terra a chuva, o orvalho, a geada, a neve, o granizo e por nos fazeres contemplar o céu com sentimento de esperança e confiança. Lá é tua morada (Cf. Dt. 26, 15; 2Cr. 6, 8; Mt. 5, 34). É de lá que nos procede o teu socorro (Cf. Sl. 120, 2).

Bendito sejas tu, Senhor Nosso Deus, que dominas o mar na sua fúria (Cf. Sl. 88, 10) e na tua sabedoria lhe fixaste seus limites (Cf. Gn. 1, 9 – 10).Tudo o que nossos olhos contemplam nas praias ou no meio dos oceanos nos faz permanecer perplexos diante da sua grandeza e dos seus movimentos desordenados.

Bendito sejas tu, Deus de nossos antepassados, por teres criado as árvores, as plantas e ervas com suas respectivas sementes (Cf. Gn. 1, 11 – 13). Como é delicioso sentir o sabor das frutas, abrigar-se à sombra de uma árvore frutífera, observar e passear entre o verde. Obrigado, senhor, por teres nos preparado uma casa comum tão pródiga em natureza verde.

Bendito sejas tu, Deus Pai Todo Poderoso na misericórdia, que na tua imensurável providência nos transportastes das trevas para a luz criando o sol, a lua e as estrelas (Cf. Gn. 1, 14 – 19). Com estes luzeiros nos orientas e marcas as nossas memórias culturais. A luz destes astros não é deles. És tu a luz que os ilumina com o teu esplendor radiante.

Bendito sejas tu, Senhor de toda criação, fonte e origem de tudo o que existe. Sim, bendito sejas tu pela criação das aves do céu, por todos os seres marinhos e terrestres (Cf. Gn. 1, 20 - 25). Nós te bendizemos e acolhemos as maravilhas que nos concedestes contemplar olhando o mundo ao nosso redor. Ficamos extasiados diante de tuas obras. Bendito seja o teu nome para sempre!

Bendito sejas tu, Nosso Bom Senhor, por teres criado o ser humano, homem e mulher, do barro da terra e lhe teres concedido o sopro da vida (Cf. Gn. 1, 26 – 31; 2, 7). Nós ainda te damos graças por teres partilhado com o ser humano a guarda, o cuidado de nossa casa comum. Perdoa-nos se não fomos aquelas pessoas cuidadoras das tuas obras. Mesmo assim, obrigado por teres criado esse mundo tão bonito para nós.

Bendito sejas tu, ó Deus, Abbá, Senhor nosso Pai (Cf. Rm8, 15; Gl. 4, 6; Mc. 14, 36), amigo das crianças, dos pobres, dos estrangeiros e dos pequenos, que cuidas da erva do campo e dos pardais (Mt. 6, 26 - 30). E que contas cada fio de cabelo de nossas cabeças. Ensina-nos a cuidar da criação com carinho e usando da tecnologia em favor dos mais empobrecidos e esquecidos de nossa casa comum!

Pe. Gilberto Orácio de Aguiar - Doutor em Antropologia e Mestre em Ciências da Religião