Viver do que se celebra

A A
Pe. Luiz Eduardo Baronto assessorou o encontro Arquidiocesano de formação Litúrgica: “A forma que a Igreja está no mundo exige uma liturgia expressivamente diferente”
Publicado em: 04/05/2016 - 17:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“Quando nós estamos na liturgia, como assembleia, cessa o indivíduo e nasce o ‘nós’, a comunidade”, manifestou o cura da Catedral Metropolitana de São Paulo e professor de Liturgia, Pe. Luiz Eduardo Baronto, em encontro Arquidiocesano de formação Litúrgica, no Centro Pastoral São José, na manhã do sábado, 30 de abril.

Pe. Baronto iniciou sua fala, que tinha como tema os ministérios litúrgicos, apresentando a relação da Liturgia e a Igreja. “A forma que a Igreja está no mundo exige uma liturgia expressivamente diferente”, disse Baronto, ao falar sobre a reforma litúrgica, lembrando que “é a mesma Igreja, é a mesma liturgia com os mesmos valores, com uma expressão diferente”. Recordou que o objetivo da reforma foi a participação do povo na liturgia.

O encontro também tratou sobre a liturgia como ação de Cristo e da Igreja, e os ministérios como atividades a serviço da participação da assembleia na liturgia, tanto os ministérios ordenados (diáconos, presbíteros, bispos), os particulares, executados, na maioria das vezes pelos leigos, e as funções do povo de Deus, na ação litúrgica.

O salesiano, Pe. Baronto, citou orientações para todos os ministérios exercidos na celebração litúrgica. Leitores, comentaristas, cantores, corais, salmistas, coroinhas, acólitos, cerimoniários, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Até mesmo a função presidencial na liturgia, realizada pelos ministros ordenados, recebeu orientações e sugestões para uma celebração mais centrada no que se celebra.

Por fim, o assessor do encontro indagou os participantes se “os fiéis vivem da liturgia que celebram”. Para o Pe. Baronto este é o grande desafio na ação litúrgica, para que a liturgia seja mais do que uma ação exterior, algo que comprometa interiormente.

A formação contou com cerca de 160 participantes, de várias paróquias das seis regiões episcopais. Ao final, dom Júlio Akamine, bispo referencial para a Liturgia na Arquidiocese, saudou os participantes.

Encontro Arquidiocesano de Formação Litúrgica