Setor Sapopemba estuda CF 2017

A A
Encontro foi assessorado por Márcia de Castro, coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, que apresentou cada um dos seis biomas, mostrando suas características e ameaças
Publicado em: 15/03/2017 - 10:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

O Setor Pastoral Sapopemba realizou no domingo, 05 de março, a formação da Campanha da Fraternidade 2017 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque. Neste ano, a Campanha tem por tema “Biomas brasileiros e a defesa da Vida” e lema “Cultivar e Guardar a Criação” (Gn2,15).

O encontro que reuniu 150 agentes, entre leigos, religiosos, diáconos e padres foi assessorado pela coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, Márcia de Castro, que também faz parte da equipe de formação da CF na Região.

Márcia apresentou cada um dos seis biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas, mostrando as características de cada um dos biomas, e suas ameaças, como o agronegócio, o desmatamento, a poluição de águas e rios, o uso de agrotóxico e a mineração.

O Ver, Julgar e Agir foi o método usado para a apresentação do tema, mesmo método usado pela CNBB no texto base. No agir, Márcia mostrou diversas iniciativas que as comunidades podem aderir como gesto concreto da CF, desde o consumo de alimentos orgânicos, a reutilização de materiais, o uso de aquecedor solar de baixo custo e muito mais.

Ao fim do encontro houve o envio dos leigos responsáveis pelos grupos de rua, realizando os encontros durante a quaresma, com o subsídio organizado pela Região, com cinco encontros, que trabalham a temática da CF, a conversão pastoral e a Laudato Si’.

 

Setor Sapopemba estuda CF 2017