Setor Sapopemba discute o laicato em assembleia pastoral

A A
Pe. Manoel Godoy, do clero secular da Arquidiocese, assessorou o encontro sobre documento 105 da CNBB - Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, “Sal da terra e luz do mundo”
Publicado em: 11/10/2016 - 22:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Nos dias 07 e 08 de outubro, agentes de pastoral, religiosas, diáconos permanentes e padres das sete paróquias do Setor Sapopemba se reuniram na Chácara dos Abarés, em Parelheiros, para assembleia pastoral.

Os trabalhos iniciaram na manhã de sábado, com formação sobre o documento 105 da CNBB - Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, “Sal da terra e luz do mundo”,  com assessoria do Pe. Manoel Godoy, do clero secular da Arquidiocese, mas que faz uso de ordens em Belo Horizonte.

Pe. Godoy destacou alguns pontos do documento e citou outras referências importantes para o estudo do papel do laicato, como o documento 62 da CNBB “Missão e Ministérios dos cristãos leigos”.

“A função de mudar a política, a economia e a sociedade está nas mãos dos leigos”, expressou o padre, que durante sua fala recordou outros documentos que qualificou como importantes para o laicato, como a Evangelii Gaudium, Amores Laetitia , Laudato Si’, Gaudium et Spes e Lumen Gentium.


Para renovar a prática pastoral, Pe. Godoy insistiu que os fieis deixassem de lado os “penduricalhos” , amadurecendo a vida de fé. “Voltar a Jesus, basta”, relatou. Na reflexão sobre o documento 105, o assessor apresentou os avanços e os recuos do laicato no Brasil.

A partir das avaliações paroquiais nas assembleias que antecederam a do setor, foi produzida a avaliação setorial, listando todas as atividades que motivaram e ajudaram a vivência das obras de misericórdia corporais e espirituais, que contribuíram na experiência do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

A urgência do setor assumida em 2015 foi avaliada também. Para as paróquias, a escola catequética, a semana de iniciação à Vida Cristã, a escola de teologia para leigos, o mutirão bíblico e outras ações listadas, são maneiras que facilitam a vivência e o cumprimento da urgência “Assumir a animação bíblico-catequética como meio de despertar a missionariedade”.

Aconteceu também a leitura do diretório da coordenação do setor, documento da arquidiocese, lançado em 2013, e que coloca parâmetros para o trabalho e atuação do setor, discriminando as funções da coordenação e do conselho setorial.

Com a leitura do diretório, houve a eleição da nova coordenação que assume a partir de janeiro de 2017 para um mandato de dois anos. Todos os presentes puderam votar no coordenador e vice. Foram eleitos, para coordenador Pe. Gilberto Orácio, administrador paroquial da Paróquia Imaculada Conceição e  para vice, o diácono permanente Elias Júlio da Silva, assistente pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque.

Os representantes paroquiais montaram também o calendário de atividades comuns para 2017. É mais de uma dezena de atividades distribuídas pelas paróquias, durante todo o ano.

Antes do final da assembleia, os leigos presentes aprovaram uma carta para ser lida em todas as cinquenta comunidades do setor no domingo, 16 de outubro, direcionada a todos os leigos. A carta diz que os leigos reunidos em assembleia levam “ uma mensagem de ânimo e coragem a todos das 50 comunidades do Setor Sapopemba”, e que “todos os batizados são convidados à vocação do serviço, tanto na vida pastoral de comunidade, como na sociedade em que vivemos”.

Os leigos finalizaram recordando a importância da “ação transformadora do cristão no mundo, que luta pela garantia de teto, terra e trabalho”, e reafirmando que nas comunidades há espaço para novas lideranças que levam consigo “criatividade e novo vigor pastoral”.

Setor Sapopemba discute o laicato em assembleia pastoral