Santa Isabel, símbolo de resistência no bairro

A A
Dom Edmar celebra na Paróquia Santa Isabel Rainha e pede que Santa Isabel de Portugal nos ajude a experimentar sempre a fé traduzida em obras
Publicado em: 21/09/2015 - 10:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

No domingo, dia 13 de setembro, Dom Edmar Peron presidiu missa no Santuário-Paróquia Santa Isabel Rainha, setor Carrão-Vila Formosa. A missa não tinha nenhum caráter festivo, dom Edmar foi celebrar com a comunidade paroquial, enquanto o pároco está em viagem.
Durante a homilia, dom Edmar recordou a função do matrimônio. "O casamento é fazer feliz e só aí encontrar a felicidade. Mais do que casar para ser feliz, é casar para fazer o outro feliz". Dom Edmar também destacou a importância de uma fé testemunhada em obras, mais do que apenas na palavra. "A alegria traduz a fé em obras", e finalizou pedindo que "Santa Isabel de Portugal nos ajude a experimentar sempre a fé traduzida em obras".

Abaixo-assinados buscam manter identidade

A Paroquia Santa Isabel Rainha tem uma longa história que teve inicio na década de 1940, com a construção de uma pequena capela em honra a Santa Isabel. A pequena capela, que anos depois deu lugar a um imponente santuário da zona leste de São Paulo, deu nome ao bairro que cresceu em torno da igreja matriz.

Durante muitos anos, o bairro Santa Isabel foi símbolo de fé e de antigas tradições, como a criação de grandes tapetes de Corpus Christ e a festa do Divino Espírito Santo.

Hoje, o grande símbolo do bairro, o santuário Santa Isabel Rainha, corre risco de mudar de endereço. Isso porque grande parte do território que pertencia ao bairro, é hoje chamada de Vila Carrão ou Vila Fernandes, dois bairros vizinhos que crescem às custas da Vila Santa Isabel, prestes a sumir do mapa.

Para Dorival Bezon, morador do bairro há 50 anos e participante da paróquia Santa Isabel, os impactos pastorais ainda virão, já que "a igreja de Santa Isabel, não pertence mais a Vila Santa Isabel, pela divisão que fizeram". Um exemplo é a Alameda Rainha Santa, um dos mais populares logradouros da Vila Santa Isabel, pertence hoje à Vila Carrão.

A comunidade paroquial está se mobilizando para reverter a situação. Há dois abaixo-assinados presentes na matriz, um para que as ruas que foram retirados do bairro, voltem a pertencer à Vila Santa Isabel, e o segundo para que a futura estação de metro que será construída nos limites do bairro, se chame Estação Vila Santa Isabel.

Para Dorival, isso faz com que o bairro "perca a identidade". "A gente falava com orgulho que morava na Vila Santa Isabel. Agora não, agora é Vila Carrão".

Dom Edmar celebra na Paróquia Santa Isabel Rainha