Quinze adultos se tornam maduros na fé pela Crisma

A A
Na celebração, os padrinhos foram chamados a serem “apóstolos de seus afilhados”
Publicado em: 11/06/2015 - 22:00
Créditos: Peterson Prates

A comunidade São Felipe Apóstolo, uma das dez comunidades da paróquia Santo André Apóstolo, Setor conquista, celebrou na noite de sábado, dia 06, a crisma de quinze adultos.

Presidiu a celebração, Dom Edmar Peron, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a Região Belém. Logo após a proclamação do Evangelho, a catequista, que acompanhou os quinze crismandos durante quase um ano, apresentou ao bispo todos os postulantes ao sacramento da confirmação, chamando-os pelo nome.

“Que prazer, que alegria o nosso encontro de irmãos”, essas foram as primeiras palavras da homilia, em que Dom Edmar destacou a alegria de estar reunidos para celebrar a eucaristia e o sacramento da crisma a membros da comunidade.

“Começamos a ser cristão pelo batismo, crisma e Eucaristia”, alertou Dom Edmar, recordando que alguns entre os crismandos fizeram todo o processo de iniciação, durante a catequese na comunidade.

“Hoje começa a ser apóstolo um outro grupo dentro da comunidade”, fazendo referência aos padrinhos que foram chamados para serem “apóstolos de seus afilhados”.

Após a homilia, os padrinhos acenderam a vela da crisma no Círio Pascal entregando aos seus afilhados dizendo: “Receba a luz de Cristo”.

Após a renovação das promessas do batismo e a imposição das mãos sobre os crismandos, o bispo ministrou o sacramento da confirmação aos adultos, que pelo sacramento da crisma, se tornaram maduros na fé.

A catequista Irene Pereira relatou, em entrevista, a dificuldade que teve no início do acompanhamento, visto que alguns crismandos tinham mais idade que ela. Mas o anseio pelo sacramento que um senhor de 72 anos demonstrou e de duas pessoas que pediam o batismo, a motivou a seguir adiante. “Aos poucos, nós pudemos perceber a forte presença de Deus no meio de nós, relatou Irene, que destacou que “já crismados, eles têm uma consciência de ação na comunidade”.

Ao fim da celebração, os já crismados se uniram a toda a comunidade, para uma confraternização.

Crisma da Comunidade São Felipe Apóstolo