Pastorais participam da Construção do Plano de Metas para Zona Leste

A A
O plano de metas reúne um conjunto de ações, obras, realizações e objetivos que a prefeitura deve cumprir durante a gestão
Publicado em: 21/03/2017 - 17:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Movimentos sociais, pastorais e lideranças da Zona Leste da cidade se reuniram no Centro Pastoral São José, no Belenzinho, para apresentar à Secretaria de Gestão do Município prioridades das prefeituras regionais para o processo de construção do Plano de Metas 2017-2020. O evento aconteceu na noite de segunda-feira, 13 de março, e reuniu cerca de 120 pessoas.

O plano de metas reúne um conjunto de ações, obras, realizações e objetivos que a prefeitura deve cumprir durante a gestão. O projeto, que funciona como um escopo da administração, deve ser apresentado pelo prefeito em até 90 dias do início da gestão.

Com o objetivo de apresentar as demandas da Zona Leste, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Nossa Zona Leste promoveram o encontro com o apoio da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi e o Fórum das Pastorais Sociais da Região Belém.

“É isto que nós queremos nesta noite: dar um salto à frente na vida do nosso povo da Zona Leste”, disse Pe. Marcelo Maróstica, coordenador de pastoral da Região, na abertura da atividade. Agentes de pastoral, vereadores, conselheiros participativos, religiosos e lideranças locais estiveram entre os presentes.

Durante o evento, as 12 prefeituras regionais tiveram espaço para apresentar as demandas da Região, no intuito de fazerem parte do programa de metas do quadriênio. Construção de unidades de saúde, creches, casas de cultura, centro de referência da mulher e  canalização de córregos foram algumas das reivindicações.

No fim do mês a prefeitura irá divulgar um programa de metas provisório e também um calendário com 38 audiências públicas, sendo 32 em cada prefeitura regional, 5 temáticas e uma geral. Esse processo de elaboração é para que o plano seja uma construção participativa e atenda às demandas da população.

O secretário de gestão, Paulo Uebel, foi convidado, mas não apareceu. Fábio Alves representou a secretaria no evento. Fábio parabenizou a iniciativa e a organização das bases e destacou o caráter participativo do plano.

Luiz França, uma das lideranças da Rede Nossa Zona Leste, apresentou as metas comuns a toda Zona Leste, importantes para a redução da desigualdade social na cidade. Entre elas a expansão do Programa Saúde na Família (PSF), a implantação da Universidade Federal da Zona Leste e o monotrilho.

Em julho passado, durante a Semana de Fé e Política, aconteceu no Centro Pastoral o lançamento do Plano de Metas das Periferias. O documento que foi apresentado aos candidatos à prefeitura e à vereança durante o processo eleitoral, foi retomado por muitos grupos no processo de construção do programa de metas.

Pastorais participam da Construção do Plano de Metas para Zona Leste