Paróquia da Zona Leste celebra 35 anos de história

A A
Paróquia São Paulo Apóstolo, em São Mateus, completa aniversário de criação canônica
Publicado em: 31/08/2017 - 19:15
Créditos: Redação - Peterson Prates

“É muito bom celebrar a história, apesar dos problemas que passamos, temos avanços. Avanço a cada dia”, é o que relata Andrelina Vieira Quito, agente de pastoral na Comunidade São José de Anchieta há quatro décadas, no aniversário dos 35 anos de criação canônica da Paróquia São Paulo Apóstolo, do Jardim IV Centenário, setor pastoral São Mateus.

Criada oficialmente em 20 de agosto de 1982, a paróquia iniciou sua caminhada pastoral, ainda em meados da década de 60, com a chegada das irmãs orionitas na região. Sem a presença de igrejas na localidade os fiéis se reuniam no Instituto Mater Dei, junto às religiosas, para realização de celebrações.

Participante desde o ínicio da caminhada da comunidade, há 49 anos,  que mais tarde viria a se tornar matriz paroquial, Sr. Oswaldo da Silva Oliveira recorda a presença frequente de dom Luciano Mendes de Almeida e da colaboração de dom Paulo Evaristo Arns para o fortalecimento da comunidade.

Entre os fatos que mais marcou Oswaldo está a atuação da comunidade com as favelas do bairro e a defesa das famílias. Andrelina lembra a conscientização dos grupos para a vida como comunidade eclesial de base, “nem só oração, nem só ação; eram juntos”.

Antes de receber como padroeiro o Apóstolo Paulo, a comunidade tinha como padroeira Nossa Senhora Aparecida, título que outra comunidade (hoje Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Vila Nova York) da área pastoral já recebia. “Havia um grupo de pessoas que participava na Paróquia São Paulo Apóstolo, do Belém, então escolhemos esse nome porque foi o nome que nos encorajou”, recorda Oswaldo.

“O trabalho com o menor/ Saúde e moradia / Eram pontos importantes / Foi tripé da ousadia / Muita fé e coragem /Pra enfrentar o dia a dia”, o trecho do cordel “A saga da Comunidade São José de Ancheita” retrata muito do que foi a caminhada das dez comunidades que formam a paróquia, a preocupação social foi pauta da ação pastoral.

Durante todos esses anos também trabalharam nas comunidades, além das irmãs orioitas,  padres diocesanos, padres missionários espiritanos, as irmãs espiritanas, da Congregação do Santo Rosário e os padres da Congregação do Verbo Divino, os verbitas, que atuam até hoje junto a comunidade.

Celebração

Para comemorar os 35 anos, a paróquia promoveu um tríduo festivo com a participação das dez comunidades, que se dividiram na organização das celebrações. Com o tema “São Paulo Apóstolo e a Virgem Maria nos ensinam o caminho de Deus”, a comunidade paroquial celebrou a inculturada  missa sertaneja, reforçando a cultura caipira presente em muitas famílias participantes.

No domingo aconteceu a primeira carreata em honra ao padroeiro São Paulo Apóstolo e benção dos veículos, seguida de missa festiva em louvor e agradecimento aos 35 anos de instituição paroquial.

“Primeiro a gente quer agradecer Deus por esses 35 anos, por ter conseguido chegar onde nós estamos”, manifestou Pe.Antonysamy Manokarados, natural da Índia, e que assumiu como pároco há dois anos. Pe. Mano, como é conhecido, lembrou os bispos, padres, lideranças leigas e “todas as pessoas que lutaram juntos pela dignidade da vida”.

O pároco diz que os desafios ainda são os mesmo de 35 anos atrás, “mas enfrentamos os desafios com olhar melhor, um olhar diferente”. “Pedimos a graça e coragem para ir para a frente”, finalizou. Além do Pe. Mano, a paróquia é atendida por outros dois padres verbitas, o irlandês Pe. Joseph Dillon e o brasileiro Pe. Weder Vieira.