Padre Luís Gutiérrez: 50 anos de sacerdócio e de testemunho da fé

A A
Ao festejar 50 anos de sacerdócio, Padre Luis Gutiérrez Pardo presidiu missa, concelebrada pelo Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano
Publicado em: 20/09/2018 - 14:45
Créditos: Redação

Peterson Prates

No sábado, 15, com os fiéis da Paróquia Menino Deus, o Padre Luís Gutiérrez Pardo celebrou 50 anos de sua ordenação presbiteral, com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

“Hoje é motivo de a gente agradecer a Deus, louvar a Deus, pelo sacerdócio do Padre Gutiérrez”, disse o Cardeal. “Junto com a ação de graças, queremos pedir novas graças, para ele e para todos os sacerdotes”, rezou Dom Odilo, pedindo orações pelas vocações na Arquidiocese.

Padre Gutiérrez é Pároco da Paróquia Menino Deus há 16 anos, onde há diversas comunidades do Caminho Neocatecumenal, movimento que nasceu no mesmo ano da sua ordenação, em 1968, e na mesma diocese, Madri, na Espanha.

“De uma forma maravilhosa, lenta e progressiva, o Caminho Neocatecumenal vai iluminando a história das pessoas configurando-a com a história da Salvação que Deus permitiu e que é o paradigma da salvação oferecida para todos os povos”, relatou Padre Gutiérrez. “Sei que o Caminho Neocatecumenal dará muitos frutos de vida para a Arquidiocese”, afirmou.

Na homilia de pouco mais de dez minutos – ele brincou ter sido esta a mais curta dos últimos 50 anos - Padre Gutiérrez comentou: “Temos tido pastores admiráveis”, ao recordar os três arcebispos de São Paulo com quem conviveu: os cardeais Arns, Hummes e Scherer. “Onde está o bispo, está a Igreja”, disse.

A equipe responsável formada pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, Padre José Folqué, Raul Viana e Pilar de la Plaza, enviou uma saudação especial ao Padre Gutiérrez, em nome do Caminho. “Mesmo à distância, unimo-nos à comunidade paroquial Menino Deus, em São Paulo, para juntos agradecermos a Deus pelo Padre Luís Gutiérrez e pelo seu sim dado ao serviço Dele”, dizia a carta.

“Eu vivi a realização do Concílio Vaticano II durante os estudos de Filosofia e Teologia. No seminário, o ambiente que me rodeava era de apoio, fervor e entusiasmo por aquele ímpeto do Concílio”, expressou Padre Gutiérrez.

 

BIOGRAFIA

Nascido na Espanha, em 1943, Padre Luís Gutiérrez foi ordenado em 2 de março de 1968, por Dom Casimiro Morcillo, Arcebispo de Madri. Formado na Congregação dos Sagrados Corações, ele veio para o Brasil em 1972. De todos estes anos de vida sacerdotal, 40 foram dedicados à Arquidiocese de São Paulo. Há muitos anos, ele está incardinado no clero arquidiocesano. Trabalhou de 1978 a 1996 na Paróquia Santa Bernadete; de 1996 a 2002, como catequista itinerante em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Ponta Grossa (PR), Paranaguá (PR), com licença concedida por Dom Paulo Evaristo Arns e confirmada depois por Dom Cláudio Hummes, e há 16 anos atua na Paróquia Menino Deus.